Queixada, Animal Silvestre | Porco Selvagem | Resumo

queixada-animal

Você conhece o queixada, animal silvestre da família dos suínos? Nesse artigo você irá aprender tudo sobre esse porco selvagem em um resumo completo.

Características do queixada

O queixada ou pecari-de-queixo-branco (Tayassu pecari) é um mamífero sensivelmente maior que o caititu. É conhecido popularmente como porco selvagem. Seu tamanho pode atingir 1,10 m, sendo a altura, na espádua, de 55 cm. Sua pelagem varia do bruno-ruivo ao preto, com uma larga mancha em cada lado do maxilar inferior e uma listra clara ao longo do dorso. Atingem em média entre 40 e 50 quilos.

Habitat do queixada

O queixada habita as florestas tropicais que se estendem do sul do México ao Paraguai, sendo ainda abundante nas florestas do Amazonas e nas florestas litorâneas do Brasil até o sul do país. Embora muito semelhante ao caititu por seu aspecto e costumes, é sem dúvida alguma um porco selvagem mais gregário, vivendo em bandos muito numerosos que podem ultrapassar 100 indivíduos.

Comportamento do porco selvagem

Estes bandos de porco selvagem percorrem sem cessar a floresta, mudando diariamente de abrigo e dando prova de acentuada tendência para o nomadismo. Nada os detém em suas andanças, nem os rios nem os espaços abertos que eles atravessam com a maior rapidez, revirando tudo em seu caminho.

porco-selvagem

O bando progride sempre em formação cerrada, os machos à frente, as fêmeas e os filhotes atrás. Sua aproximação é ouvida de longe, menos pelos grunhidos surdos que pelo ruído de ramos que quebram e do mato que vão pisando.

Alimentação do queixada

O queixada é um animal onívoro e pode manifestar verdadeiro instinto predador, aproximando-se silenciosamente de uma vítima e atacando-a em bando. Em geral, alimentam-se de pequenas frutas ou legumes disponíveis em seu habitat natural.

Entretanto, também podem alimentar-se de pequenos animais vertebrados, como sapos, lagartixas ou outros tipos de répteis de pequeno porte.

Período de reprodução

A gestação de uma ninhada de queixadas dura aproximadamente 6 meses. Geralmente, nascem de um a dois filhotes, que acompanham a mãe até aproximadamente 1 ano de idade. Apresentam os pelos em uma coloração vermelhada.

queixada-porco

Ataque do queixada

Enraivecidos, os queixadas fazem, como os caititus, um tremendo alarido, batendo os dentes como matracas, fazendo jus à seu apelido de porco selvagem.

É perigoso tentar detê-los intimidando-os pois os que vão à frente da vara fogem enlouquecidos em todas as direções, lançando por terra todos os obstáculos que encontrarem no caminho, inclusive o homem.

Se se deixar a horda passar, atacando os indivíduos que vêm por último, o bando não se preocupa com isso e continua o seu caminho. E deste modo – diz-se – que fazem as onças que acompanham as varas, atacando os queixada retardatários.

Queixada, animal silvestre – Porco Selvagem

Continue aprendendo com CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse artigo sobre o queixada / porco selvagem? Compartilhe!