Chimpanzé Comum | Curiosidades | Filhote | Nome Científico

chimpanzé-comum-curiosidades

O chimpanzé comum (nome científico: Pan troglodytes) é provavelmente um dos animais mais graciosos e parecidos com o ser humano. A seguir você aprenderá tudo sobre esse inteligente primata e suas curiosidades em um resumo completo.

Anatomia do chimpanzé comum

O chimpanzé comum é uma espécie bastante popular de macaco. Possui o corpo todo coberto por uma pelagem escura e grossa, com exceção do rosto e dos dedos das mãos e dos pés. Pesando cerca de 55 kg em média, o chimpanzé comum pode medir cerca de 85 centímetros de altura em média. Sua vida pode ultrapassar facilmente os 50 anos de idade.

anatomia-do-chimpanzé

Seu pescoço é curto e seu tronco é levemente arredondado. Possui braços grandes e fortes, maiores do que suas pernas. Por possuírem fibras musculares muito mais fortes e desenvolvidas para ações de empurrar ou pular, o chimpanzé comum possui uma força de cerca de 1,5 vezes mais forte do que a de um ser humano.

Como anda

O chimpanzé tem uma maneira bastante particular de caminhar. Suas passadas são feitas com as solas dos pés totalmente plantadas ao solo e, em conjunto, utiliza os nós dos dedos das mãos.

Aliás, os pés dos chimpanzés possuem uma característica anatômica bastante interessante: eles possuem os dedões do pé em posição oposta, semelhante aos polegares das mãos. Isso lhes permite obter um bom equilíbrio e mobilidade, bem como lhes é muito útil para escaladas e saltos.

Chimpanzé filhote

O período de gestação dura oito meses, e os chimpanzés filhotes permanecem grade parte de sua vida com a família e, principalmente, com a mãe. O chimpanzé filhote depende do aleitamento materno até os 3 anos de idade. Atinge a idade de reprodução por volta dos 9 anos de idade.

chimpanzé-filhote

Os chimpanzés mantidos em cativeiro, fora de seu habitat, mostram-se, geralmente, mansos, afetuosos e espertos. Quando maltratados ou doentes tornam-se irascíveis e mal-humorados.

Comunicação

O chimpanzé é capaz de se comunicar através de expressões faciais, movimentos com as mãos, braços e emitindo sons específicos. Quando está assustado, consegue exprimir tal sentimento através expressões faciais que se assemelham a um “meio sorriso”.

chimpanzé-rindo

Curiosidades do chimpanzé comum

Também é fácil perceber quando um chimpanzé está enfurecido: ele passa a cambalear utilizando apenas as pernas (de maneira bípede), balançando e erguendo os braços, de maneira que pareça maior do que realmente é.

Essa tática de parecer maior do que realmente é muito utilizada por alguns outros animais, como por exemplo, o gato, que se curva erguendo as costas justamente com o mesmo objetivo.

Os chimpanzés são animais bastante comunicativos, e se utilizam muito da emissão de sons para isso. Por exemplo: gritam uns com os outros para alertá-los de algum perigo eminente.

Distribuição geográfica

O chimpanzé comum é um animal bastante conhecido dos zoológicos. Entretanto, o habitat do chimpanzé é bem diferente dessa realidade.

Atualmente o habitat do chimpanzé comum encontra-se nas florestas equatoriais da África centro-ocidental e, como vários outros animais, está ameaçado de extinção. Devemos saber sobre os hábitos desse antropoide: Não se pode dizer que esses animais vivem em sociedade.

Habitat do chimpanzé comum

Encontram-se raramente bandos de mais de cinco indivíduos, e nunca de mais de dez. Entretanto, sei por experiência própria que eles se reúnem em grupos mais numerosos quando têm vontade de divertir-se.

chimpanze-habitat

Constroem um ninho no alto de uma árvore com folhas e pequenos galhos trançados sobre um ramo forte, em forquilha esses ninhos podem estar colocados a oito, dez ou até doze metros acima do solo. O chimpanzé comum não têm domicílio fixo. Mudam de residência de acordo com as circunstâncias, em geral em busca de alimento.

Extensão

Podemos encontrá-los com mais freqüência nas zonas montanhosas, o que se explica por serem as planícies cultivadas pelos nativos e menos arborizadas, faltando-lhes material para a construção de ninhos. De acordo com o número de indivíduos no bando e o tamanho das árvores disponíveis, os ninhos são construídos em uma só ou em várias, mas nunca se espalham por uma área extensa.

Comportamento

Até cinco ninhos já foram vistos em uma mesma árvore. Em liberdade, o chimpanzé não se senta a não ser para repousar; do contrário, permanece de pé ou caminha. Quando o chimpanzé comum se sente observado, assume a posição quadrúpede e foge rapidamente.

Em seu habitat, o chimpanzé comum trepa em árvores com grande facilidade (diz-se escansório), o que se explica pela estrutura de seu esqueleto, que lhe permite lançar-se de uma árvore para outra com agilidade surpreendente. Como o gorila, alimenta-se de cocos, frutos em geral, brotos e, provavelmente, tubérculos.

chimpanze-comportamento

Às vezes aventura-se pelos bananais e pomares plantados pelos nativos, ou pelos milharais e aldeias abandonadas, onde há mamoeiros. Quando uma região não proporciona mais alimento, o bando muda-se para outro local. O chimpanzé comum é um animal dotado de psiquismo desenvolvido e demonstra grande dose de cuidados com a prole.

Auto defesa no habitat

Diz-se que, para se defender em seu habitat, um chimpanzé comum é capaz de se atracar com qualquer outro animal. Se teme ser capturado pelo homem, resiste valentemente, abraçando, com seus fortes membros, o corpo de seu adversário e tentando mordê-lo com seus dentes possantes.

O chimpanzé comum em liberdade no seu habitat natural utiliza-se de instrumentos quando se sentem ameaçados. Eles usam pedaços de pau, atirando-os na fera ou manejando-os à guisa de tacape. Dentre todos os antropoides, o chimpanzé é o que melhor resiste ao exílio de seu habitat.

Chimpanzé comum: animal protegido

Os chimpanzés são espécies protegidas. A maior parte dos espécimes selvagens vivem em parques nacionais, em sua maioria no continente africano, que são protegidos contra o desmatamento.

O crescente desmatamento da África Ocidental e Central desde o final do século XIX resultou em uma grande diminuição nas populações desses animais. É uma espécie bastante apreciada pelo homem por suas características semelhantes ao próprio e, por vezes, divertida.

Relação com os seres humanos

Os chimpanzés criados em cativeiro costumam criar laços de afeto com seus criadores. Por possuírem uma capacidade de memória fotográfica e acima do comum, não se esquecem de pessoas, por mais que fiquem sem se ver por anos.

Os chimpanzés são afetuosos e companheiros com os seres humanos que lhes tratam bem. São capazes de aprender brincadeiras e gostam de se divertir, sendo animais que valorizam muito convivência coletiva.

Chimpanzé comum em seu habitat natural

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse artigo sobre o chimpanzé comum? Compartilhe!