Gato tigre australiano – Características, resumo – Gato marsupial

gato-tigre

O gato tigre australiano, ou gato marsupial (Dasyurus maculatus), um pequeno animal, gracioso, de corpo esbelto e alongado, de membros curtos e relativamente robusto, semelha-se mais aos viverrídeos do que ao gato. Sua dentição, com caninos bem desenvolvidos, é típica dos carnívoros.

Características do gato tigre australiano

Ele mede cerca de 40 cm de comprimento sem a cauda, que mede 25; o macho adulto pesa cerca de 1 kg e a fêmea 700 g. A pelagem macia, espessa e bastante curta, pode ser tanto cinza-bruno, semeada de manchas cremes, como negra manchada de branco, sendo a primeira variante a mais frequente.



O gato tigre possui dedos de tamanho sensivelmente igual e solas plantares granuladas e não estriadas, o que indica tratar-se de um animal principalmente terrícola.

As duas cores podem se encontrar na mesma ninhada. As manchas claras podem ser abundantes sobre o corpo, reduzidas na cabeça e ausentes na cauda bem fornida, que termina geralmente por uma ponta branca. O ventre e o interior dos membros mostram-se mais claros do que o dorso os flancos.

Habitat

O gato tigre é um marsupial que habita a Tasmânia o sudeste da Austrália. Outras espécies muito próximas, tanto pelo aspecto como pelos hábitos – Dasyurus geoffroyi, Satanelius Haftucatus, Dasyunis maculatus -, também chamadas “gatos” na linguagem corrente, podem ser encontradas no resto da Austrália, na Nova Guiné e ilhas vizinhas.

gato-marsupial



O gato tigre ainda é relativamente numeroso nas regiões mais selvagens de seu habitat, mas a caça, as doenças e a concorrência dos placentários diminuíram sua população.

Comportamento do gato tigre

Rápido e prudente, ele se desloca sempre com andar cauteloso e, embora seja capaz de subir nas árvores com agilidade, prefere manter-se no solo. Vive nas regiões mais ou menos florestadas, muitas vezes na proximidade das habitações humanas.

O gato tigre tem hábitos noturnos, dormindo o dia todo enrolado em forma de bola e com as orelhas caídas, numa árvore oca ou numa anfractuosidade de rochedo. Sai à tarde para procurar alimento exclusivamente cárneo, composto de ratos, pequenos coelhos, aves que nidificam no solo, pequenos répteis, rãs e peixes, comendo também insetos e carniça.

Rápido, geralmente mata suas vítimas com uma dentada na nuca e depois as leva para um abrigo qualquer para serem devoradas à vontade.

Reprodução

A bolsa marsupial da fêmea mostra-se pouco profunda e contém 8 mamas (às vezes 6 somente). As ninhadas de gato tigre são muitas vezes mais numerosas, pois podem atingir até 24 filhotes, dos quais só sobrevivem os que conseguem se fixar às tetas. Eles aí ficam durante 8 semanas, mas só saem da bolsa com 15 semanas, completamente desmamados.

Gostou desse resumo sobre o gato tigre? Compartilhe!