Cuíca Animal | Catita | Marsupiais Brasileiros | Resumo

A cuíca é um animal que, assim como o catita , pertence ao grupo dos marsupiais brasileiros. Nesse artigo você verá um resumo sobre esses curiosos animais em um resumo completo.

Alimentação dos marsupiais brasileiros

Os marsupiais brasileiros são animais onívoros, alimentando-se de pequenos animais vertebrados e invertebrados. Entretanto, boa parte da alimentação desses pequenos mamíferos baseia-se em vegetais e frutas.



Alguns exemplos de marsupiais brasileiros

Catita – características

Há mais um mundo de pequenos marsupiais brasileiros e sul-americanos. As espécies de marmosa, geralmente chamadas catitas, mostram-se pequeninas e graciosas, quase todas de pelagem em tons cambiantes de cinzento ou bruno no dorso, e tom barriga branca, sem marsúpio.

O comprimento do corpo varia de 85 a 180 mm e o da cauda de 90 a 180 mm. Fazem ninhos esféricos de folhas, são noturnas, estritamente arborícolas e ocorrem em todas as regiões do Brasil.

catita

Reprodução do catita

Com 8 a 14 tetas, as fêmeas podem criar um bom número de filhotes que, à falta de bolsa, agarram-se às tetas e aos pelos ventrais.



Jubatis

Menores ainda do que o catita, os jubatis são uma variação de marsupiais brasileiros e apresentam um pequeno corpo cujo comprimento não vai além de 140 mm e uma cauda que não passa de 65 mm.

Mais terrestres que arborícolas, correm no chão com a maior facilidade. A cor geral do dorso, brunácea com 3 listras escuras em cada um dos flancos, lembra miniaturas de pacas (ratos pacas, o nome mais usual).

Cuíca d’água

A cuíca-d’água ou quiara (Chironectes minimus), assim como o catita, é outra variação dos marsupiais brasileiros e  representa o único animal marsupial totalmente impermeável por músculos que se contraem quando o animal nada e mergulha em busca de pitas e peixes, para o que cava o próprio abrigo no barranco dos lagos.

cuíca-d´agua

Seu tamanho é de cerca de 30 cm, com mais 35 a 40 cm de cauda. O dorso mostra-se coberto de pelos curtos e densos, de cor acinzentada, com grandes manchas pretas arredondadas, que se distribuem simetricamente; convergem na crista e continuam até a cabeça e pernas, sendo as partes inferiores claras, com 2 estrias brancas, que seguem na parte superior dos olhos à nuca.

Cuíca de bolsa – Características do marsupial brasileiro

A cuíca de bolsa (Philander opossum), muitas vezes chamada cuíca lanosa por causa da textura de sua pelagem, é um gracioso animal representante dos marsupiais brasileiros que mede um total de 60 cm de comprimento, dos quais a metade representada pela cauda, e que pode pesar até 400 g. cuíca-de-bolsa

O pelo, curto e espesso, mostra-se cinza escuro no dorso, esbranquiçado no ventre. Negro ou bruno na base da cauda peluda de 5 ou 6 cm, branco na parte final e róseo na ponta. A cuíca de bolsa habita as regiões mais quentes do continente americano, desde o México até o Brasil, Paraguai e Argentina.

Mais ágil que o catita e essencialmente arborícola, ataca as aves no ninho e come os frutos, só descendo ao solo para procurar outros alimentos, onde, apesar de se locomover desajeitadamente, consegue pequenos Mamíferos e insetos. Também boa nadadora, captura batráquios, caranguejos e pitus.

Hábitos da cuíca – animal esperto

Quando ameaçada, a cuíca de bolsa defende-se furiosamente soltando gritos agudos. Estritamente noturna, passa todas as horas do dia em ninhos esféricos, que constrói nos ramos baixos das árvores ou nos arbustos e, às vezes, mesmo no chão, no interior das luras que cava.

A reprodução da cuíca de bolsa não difere em quase nada da catita e dos demais marsupiais brasileiros, só que comumente tem urna ninhada por ano, geralmente composta de 3 a 7 filhotes e frequentemente de 5. A fêmea os abriga numa bolsa marsupial bem conformada, contendo de 6 a 9 tetas.

Cuíca – Animal marsupial brasileiro

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse artigo sobre a cuíca, catita e os demais marsupiais brasileiros? Compartilhe!