Filostomídeos (phyllostomidae) – Classificações, curiosidades, o que é – Resumo

Filostomídeos

Os phyllostomidae são mamíferos curiosos que precisam ser estudados. Confira esse resumo especial sobre eles, que são conhecidos como Filostomídeos.

Os Filostomídeos (phyllostomidae)

A família dos Filostomídeos (phyllostomidae) distingue-se, à primeira vista, pela presença, na região nasal, de apêndices cutâneos de formas diversas, os quais, quando observados de perto, mostram uma certa semelhança com o desenho de uma ferradura.

O aspecto geral desses apêndices é o de dobras cutâneas na ponta do nariz. Estes Quirópteros têm ampla distribuição geográfica e ocorrem tanto nas regiões temperadas como, principalmente, dentro da faixa tropical das ASricas.
Algumas

Espécies de Filostomídeos (phyllostomidae)

Algumas espécies de Filostomídeos (phyllostomidae) são encontradas nas florestas pantanosas, em árvores ocas ou entre as folhas das palmeiras. Habitam também as taperas e ruínas e os forros das casas de fazenda. São comuns nas cidades.

Dentre as 120 espécies da família, algumas têm hábitos sociais peculiares, vivendo os indivíduos isolados; em outras, formam colônias numerosas. Alguns Filostomídeos têm voo ágil e deslocam-se com rapidez a pouca altura do solo. Outros voam alto e mais lentamente. A grande maioria alimenta-se de insetos.

Predadores de mariposas e de borboletas, freqüentemente encontradas com as asas mutiladas, perseguem também besouros, efêmeras e mosquitos. Muitos preferem frutos e flores. -São vistos, nas cidades, nos sapotis e nas bananeiras. Algumas espécies, cujos indivíduos alcançam dimensões consideráveis, alimentam-se de carne.

Características dos Filostomídeos (phyllostomidae)

A família dos Filostomídeos compreende Quirópteros americanos que se caracterizam pelos seguintes aspectos:

  • Segundo dedo da mão dotado de metacarpiano bem desenvolvido e de uma pequena falange, enquanto que o terceiro dedo possui falanges igualmente desenvolvidas.
  • Tamanho variável, incluindo os maiores morcegos americanos.
  • Dieta variada, incluindo espécies nectarívoras. Estes Quirópteros, de hábitos e habitats variados, ocorrem do sul dos Estados Unidos ao norte da Argentina. Compreendem 50 gêneros e 129 espécies. Como exemplo, descreveremos o falso vampiro.