Morcego-ferradura (Rhinolophus hipposideros) – Características e Resumo

morcego ferradura Rhinolophus hipposideros

Rhinolophus hipposideros, o pequeno morcego-ferradura, é um dos Quirópteros de menor tamanho. Com efeito, seu comprimento não ultrapassa sete centímetros e a envergadura é de 25 cm. Seu pelo é acinzentado, mais claro na região ventral do corpo. Esta espécie é largamente distribuída pela Europa, Ásia ocidental e África setentrional e oriental.

Durante o inverno, busca abrigo num sítio protegido, como o interior de certas grutas muito extensas e profundas. Seu sono hibernal é longo e a duração depende, em especial, do sexo. No verão, durante o dia, seu sono é leve. Mesmo quando adormecido, é necessário utilizar-se uma rede para capturá-lo. Ao despertar, agita rapidamente a cabeça, farejando o ar, e em seguida põe-se a lamber e alisar o pelo.

Seu voo é lento e desajeitado, sempre a pouca altura. Não suporta o cativeiro. O pequeno morcego-ferradura é dotado de gênio irascível, como quase todas as demais espécies da família a que pertence. Alimenta-se sobretudo de insetos, principalmente pequenas mariposas e moscas.

Características dos morcego-ferradura

Os indivíduos da família dos Rinopomatídeos têm o nariz encimado por uma espécie de folha vertical, em forma de escalpelo. As orelhas unem-se na fronte e são de tamanho médio. A cauda é extraordinariamente longa. Uma das espécies, Rhinopoma micropbvllum, habita as regiões semidesérticas do nordeste africano, indo até o sul da Ásia.

No Egito, é encontrada nas proximidades das pirâmides. Durante a estação úmida acumula, na região posterior do corpo, gordura que será utilizada e metabolizada na época da seca. Penduram-se pelos quatro membros, e não pelos pés como os demais morcegos. A família dos Embalonurídeos tem ampla distribuição, e as espécies ocorem das regiões florestadas às semi-áridas, em todos os continentes.

Espécies do gênero Tapliosus são encontradas nos túmulos egípcios, no interior das pirâmides. Uma das espécies, Diclidurus alhos, que é encontrada na América tropical – ocorre no Brasil -, caracteriza-se pela cor branca da pelagem, da membrana alar e dos membros.

Gostou desse resumo sobre o Rhinolophus hipposideros, o pequeno morcego-ferradura? Então compartilhe!