Características do Gorila: Altura, Tamanho, Força e Peso – Resumo

Gorila características

O gorila é um dos animais mais fantásticos do planeta. Nesse resumo você poderá conferir algumas de suas características, tais como Altura, Tamanho, Força, peso e outras curiosidades.

Resumo sobre o Gorila

O Gorila é o maior dos antropoides, um animal gigantesco e impressionante, que pode chegar a medir dois metros de altura e pesar 300 quilos, em cativeiro. Vive nas florestas da África ocidental e central. Sua alimentação é exclusivamente vegetariana. A descoberta do gorila remonta a uma antiguidade considerável e sua história merece ser contada. Há mais de dois mil anos uma frota cartaginesa fez-se ao mar, no local onde hoje se ergue a cidade de Túnis.

Características do gorila: Altura e Peso

Seu comprimento médio varia de 1,27 m a 1,75 m, sendo as fêmeas um pouco menores que os machos. De braços abertos, sua envergadura ultrapassa a altura: é de 2 a 2.75 m, e o peso varia entre 140 e 275 quilos, nos animais em liberdade, podendo aumentar em condições de cativeiro, onde fazem pouco exercício e dispõem de alimento abundante.

Entre seus traços mais característicos estão o comprimento e a potência dos membros anteriores, a imponente massa do tronco, o tamanho desproporcional das mãos e dos pés, cujos dedos médios são unidos por uma membrana. A arcada superciliar é proeminente e parece sê-]o ainda mais em virtude da espessura da pele e dos supercílios grossos que escondem os pequenos olhos castanhos.

O nariz é achatado na região mediana e alarga-se para os lados. A boca é larga, com lábios espessos, mais curtos e menos móveis que os de outros antropoides e, portanto, mais semelhantes aos do homem. As orelhas são menores que as do chimpanzé e maiores que as do homem, às quais se parecem mais que as de qualquer outro Primata.

O pescoço é muito curto, como que enterrado no tronco, sobre o qual a cabeça parece apoiar-se diretamente. A caixa torácica é impressionante pelo aspecto maciço, e tão alta quanto larga e profunda. O mesmo acontece com as espáduas e o dorso, ligeiramente arqueado.

Força do gorila

Um gorila enraivecido morde,, e sua dentadura, como vimos, pode ser, comparada à do leão ou à do tigre. Por isso, todas as precauções são tomadas nos jardins zoológicos, não se podendo, normalmente, entrar em sua jaula, a não ser em situações especiais, quando desde jovens foram acostumados à presença de um tratador. Daí se pode imaginar a emoção de um explorador que se encontra com um gorila furioso, em plena floresta africana. Sabe-se hoje que esse grande monstro tímido pode interromper seu ataque antes de atingir o alvo, mas os primeiros viajantes ignoravam isso, o que causou a morte de um grande número de gorilas, devido ao terror irracional que provocavam.

Dentes do gorila

A dentadura dos gorilas é extraordinária: particularmente os caninos, que são comparáveis aos dos grandes Carnívoros predadores e que podem infligir ferimentos mortais.

Características do pelo do gorila

O pelo, macio, longo e lanoso, recobre todo o corpo, deixando nua a região anterior do focinho até os supercílios, para cima, e até o queixo, para baixo. As orelhas são fluas, como também o são as mãos e os pés, até o ponto em que os dedos se unem pela membrana.

Curiosidades das Características do corpo

O ventre é bastante convexo. Os membros diferem dos do homem pela espessura uniforme de cada uma de suas partes. Com efeito, o bíceps não se destaca e a batata da perna não se percebe.

Sem estreitamento na região do pulso, o braço termina em uma manopla enorme, curta, larga e espessa. Os três dedos do meio, particularmente grossos, como se estivessem inchados, são unidos por uma membrana até a altura da terceira falange, e o polegar, como nos demais antropoides, é pequeno, menor que o do homem.

Gostou desse resumo sobre as Características do Gorila? Então compartilhe com seus amigos essas curiosidades sobre sua Altura, Tamanho, Força e Peso