Bisonte – Bisão Americano – Características, resumo

O bisonte, também chamado bisão americano, é o maior mamífero terrestre das Américas. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre o bisonte em um resumo completo.

Características

O comprimento do bisão americano macho pode atingir 3,50 m, sem contar a cauda, que atinge de 50 a 65 cm. Medida na espádua, sua altura varia de 1,60 m a 1,90 m, sendo a garupa cerca de 25 cm mais baixa. O peso oscila entre 500 e 1.300 kg.

As fêmeas são sempre muito menores e exibem cornos mais lisos. A cabeça do bisonte é muito maior, mais maciça e mantida mais abaixada que a do bisão da Europa. A fronte é mais larga, o chanfro mais convexo e a orelha mais longa.

O pescoço, curto, grande e achatado, sobe numa linha reta no sentido do garrote, que é elevado, e, daí, a espinha desce rapidamente até a implantação da cauda, que é grossa e curta; o corpo, muito volumoso na região do tórax, adelgaça-se consideravelmente para o lado da garupa.

Os membros do bisonte são relativamente curtos e muito finos e os cascos pequenos e redondos. Os cornos, em semicírculo, mostram-se mais robustos que os do bisão-da-Europa. O velo, semelhante ao deste último, cai aos tufos no princípio da primavera e muda de cor para tornar-se de um bruno-acinzentado uniforme.

Ao contrário do bisão europeu, que vive nas florestas, os bisontes são tipicamente animais de pradaria, termo com que se designam as vastas estepes ervosas da América. Vivem em pequenos rebanhos, cuja composição é variável segundo as estações. A época do cio ocorre entre julho e outubro.

Reprodução do bisonte

Os machos se combatem entre si para se apropriarem das fêmeas e para a constituição de haréns. A gestação dura cerca de 9 meses. Em abril-maio, quando se dá o nascimento dos filhotes bisontes, os animais são divididos em 3 grupos, ficando de um lado as fêmeas, de outro, os machos adultos e, num terceiro, os animais imaturos (de 1 a 2 anos).

O recém-nascido, assim que é capaz de se manter de pé, junta-se ao rebanho com a mãe. Em caso de perigo, é defendido por ela e também pelo macho e, muitas vezes, pelo rebanho inteiro. Desmamado com um ano de idade, o bisonte toma-se adulto aos 3 anos. A duração de vida é de cerca de 20 anos.

Migrações do bisão americano

Antigamente os bisões americanos faziam migrações sazonais. No mês de julho, as bordas grupavam-se para formar imensos rebanhos que empreendiam uma longa migração para o sul, voltando para o norte, no princípio da primavera, em grupos menos consideráveis. Não se pode deixar de sentir uma certa perplexidade ao ler as descrições dos viajantes da primeira metade do século XIX, quando ainda se viajava em diligência.

bisão-americano-características

Certa vez, em uma expedição à América, o historiador viajante Heptworth Dixon, ao avistar um rebanho de bisões americanos, escreveu: “Os grandes bisontes negros e peludos caminhavam à nossa frente em número enorme, ora indo do norte para o sul, ora do sul para o norte. Vimos os mesmos rebanhos durante 40 horas seguidas: milhares, ou melhor, centenas de milhares de bisontes, cuja carne seria suficiente para alimentar, até o fim dos tempos, todas as tribos de peles-vermelhas.”

Gostou desse resumo sobre o bisonte (bisão americano)? Compartilhe!