Viscacha Argentina | Características do Animal | Resumo

Nesse artigo você conhecerá um parente muito próximo das chinchilas: a viscacha argentina. A seguir, tudo sobre esse raro e pequeno animal em um resumo completo.

Características da viscacha argentina

A viscacha possui um corpo maciço, pescoço curto e dorso muito arqueado. As mãos são munidas de quatro dedos; as patas posteriores, robustas, possuem três artelhos. A cabeça é grande e arredondada, o focinho curto e truncado. Vibrissas ou bigodes rígidos, muito alongados, ornam seus lábios e bochechas: lembram mais fios metálicos que formações córneas; dotados de grande elasticidade, esses bigodes ressoam quando os tocamos.

O corpo da viscacha é revestido por uma pelagem espessa, escura na região dorsal e de um branco-sujo manchado de marrom no focinho. A região ventral do corpo e a parte interna dos membros são brancos. Diversas variedades foram descritas, baseadas nas diferenças de coloração da pelagem. Seu comprimento 6 de 50 a 60 cm, mais a cauda, que mede no máximo 20 cm.

Habitat natural da viscacha

A viscacha ocupa, na região dos Andes orientais, o lugar – ou nicho ecológico – da chinchila. Atualmente sua área de distribuição está limitada aos pampas argentinos, indo até à Patagônia. No passado, vivia também no Paraguai, onde foi perseguida pelos agricultores até à extinção.

viscacha-animal

Prefere os terrenos planos, nus ou de vegetação pobre e as planícies semiáridas. Escava abrigos e galerias subterrâneos, próximo aos capões e plantações. Esses túneis, cavados em comum, são habitados por vários grupos familiares; as galerias ramificam-se e multiplicam-se e existem câmaras separadas para cada uma das famílias que participaram do trabalho.

Hábitos do animal

Durante as horas do dia as viscachas permanecem escondidas em seus refúgios. Não saem antes do pôr-do-sol. Havendo inspecionado cuidadosamente os arredores, reúnem-se alegremente às centenas, e partem em busca de alimento constituído principalmente por ervas, raízes e cascas de arbustos.

Se existem campos cultivados nos arredores, não hesitam em invadi-los, causando enormes prejuízos. Por esta razão, são ativamente perseguidas e exterminadas em muitas regiões. Os movimentos desses Roedores lembram muito os dos coelhos. Entretanto, as viscachas são menos rápidas na corrida e possuem uma disposição mais alegre e brincalhona.

Comportamento da viscacha argentina

Carregam para seus refúgios tudo e que encontram em seu caminho e colecionam os objetos mais disparatados. Os gaúchos dos pampas, quando perdem algum objeto, vão em busca dos abrigos de viscacha mais próximos, onde têm certeza de encontrá-lo.

comportamento-da-viscacha

Além de perseguirem as viscachas pelos danos que causam aos terrenos cultivados, os gaúchos caçam esses roedores pelo valor de sua carne e de sua pele.

É muito fácil reconhecer as áreas habitadas por esses animais. Acham-se sempre nas vizinhanças de certas plantas cujo fruto, semelhante a um pequeno melão, é por eles muito apreciado.

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou de conhecer a viscacha argentina? Compartilhe!