Jaguatirica | Tudo Sobre o Felino | Filhote | Fotos | Resumo

A jaguatirica (Felis pardalis) é um dos maiores felinos da América. Quando Filhote, se assemelha muito a um gato. A seguir tudo sobre esse belo animal, características e fotos em um resumo completo.

Características da Jaguatirica

A jaguatirica pode atingir 1,50 m de comprimento, sendo 50 cm de cauda, e sua altura, na espádua, é de aproximadamente 50 cm. Sua estrutura geral toma-o parecido com o lince, mas os membros são mais curtos. O corpo é muito possante, a cabeça destacada e larga, os membros maciços. Os olhos são cinza-azulados e a pupila apresenta-se oval. Sua bela pelagem é curta, espessa, macia, sedosa e magnificamente colorida.



Coloração da pelagem

Dourada na cabeça e no meio do dorso, prateada nos flancos, é rajada (com exceção do ventre) de finas estrias e manchas de aspecto característico: redondas ou ovais, são pontilhadas de pintas negras que se destacam sobre o fundo mais claro e que se juntam para formar anéis na cauda.

jaguatirica-fotos

Seu arranjo varia de um indivíduo para outro, não se encontrando nunca dois espécimes idênticos. As manchas das jaguatiricas são mais destacadas nos machos que nas fêmeas. Nestas, as espáduas e a região sacral são salpicadas de ocelos circulares.

Distribuição geográfica das jaguatiricas

A área de distribuição das jaguatiricas é muito extensa. Partindo do México, atravessa a América Central, com exceção das Antilhas, e compreende uma grande parte da América do Sul até o norte da Argentina. Não se encontra jamais este felídeo nas campinas sem árvores. Por outro lado, é muito comum nas florestas, mas sempre próximo dos lugares habitados e dos galinheiros.



Não parece ter abrigo fixo. Durante o dia a jaguatirica dorme nos lugares mais escuros da floresta, camuflada pelas folhagens das árvores ou pelas moitas densas. Caça de manhã, bem cedo, ou ao crepúsculo, mas é animal essencialmente noctívago. Quanto mais escura a noite, mais facilidade ele encontra para escapar à vigilância dos cães e atacar os animais domésticos.

Alimentação

Em liberdade, a jaguatirica alimenta-se de aves que captura nos ninhos ou no chão. Devora também mamíferos (cabras, caititus, macacos, cutias) e qualquer roedor que passe a seu alcance.

Comportamento

A jaguatirica é excelente animal escansor ou trepador. Quando perseguida, salta sem hesitação de uma árvore para outra. Embora nade muito bem, só entra na água quando forçada a fazê-lo. Machos e fêmeas caçam separadamente. Não se ajudam nem se defendem mutuamente contra o ataque de seus predadores.

Quantos filhotes de jaguatirica nascem em uma ninhada?

jaguatirica-filhote

O período do cio da jaguatirica vai de outubro a janeiro. As ninhadas raramente ultrapassam dois filhotes. A mãe esconde-os na vegetação densa ou nos ocos das árvores. Uma vez desmamadas, ela passa a alimentá-las com mamíferos e aves.

Comportamento da jaguatirica

A jaguatirica não é perigosa para o homem e foge dos cães, sendo facilmente apanhada nas armadilhas que se colocam para proteger os galinheiros de seus ataques.

As jaguatiricas capturadas jovens habituam-se muito bem à vida doméstica e são tão brincalhonas quanto os gatos pequenos. Quando mais velhas habituam-se com mais dificuldade. Porém, nunca perdem o costume de atacar os animais caseiros e de visitar os galinheiros. Em cativeiro, este felino passa a maior parte do dia dormindo, enovelado como um gato. Começa a despertar apenas à tardinha e permanece acordado durante toda a noite.

Curiosidades

Quando jovem, a jaguatirica emite um miado particular para manifestar fome, sede ou desagrado. Mais tarde, o mesmo grito significa que está doente ou ferida. Infelizmente, a pele deste felino é muito procurada, podendo até perguntar-se quanto tempo ele resistirá ainda à caça incessante que lhe é movida.

Jaguatirica filhote

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse artigo? Compartilhe!