Gato Mourisco (Jaguarundi) | Pode Ser Doméstico? Resumo

jaguarundi

O Gato Mourisco (Felis jagoaroundi) – também conhecido como Jaguarundi – é um felino americano ágil e esperto. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre esse curioso animal em um resumo completo.

Características do Gato Mourisco – Jaguarundi

O corpo alongado, a cauda comprida e as patas muito curtas fazem-no lembrar a marta. A cabeça é pequena e o olho redondo. A pelagem é curta, cerrada e de cor castanho-acinzentada, parecendo mais escura quando os pelos, alisados, mostram suas pontas negras, e mais clara quando, eriçados, esses pelos deixam perceber sua base, mais pálida.



A fêmea é de modo geral mais clara que o macho. O gato mourisco é muito menor que o puma. Seu comprimento varia de 55 cm a 80 cm, podendo a cauda ultrapassar 40 cm. A altura, medida na espádua, é de 35 cm, mais ou menos.

Habitat natural do gato mourisco

O gato mourisco é encontrado no México, numa grande parte da América do Sul até o Paraguai, assim como no centro e no norte da Argentina. Nunca é encontrado nas planícies abertas.

gato-mourisco-foto

Permanece habitualmente nas moitas e nas matas pouco densas, onde caça, de preferência, ao romper da aurora e ao crepúsculo. Se há ameaça de mau tempo, espera que este melhore antes de deixar o seu refúgio.



Alimentação

O gato mourisco alimenta-se principalmente de aves e de pequenos mamíferos como ratos, cutias, tapitis, mas chega às vezes a matar um veadinho. Alguns zoólogos afirmam que ataca animais maiores, mordendo-lhes a garganta, como faz o lince, e não os deixa senão quando tem certeza de que os matou. Mas é sobretudo nos galinheiros que escolhe suas vítimas, pois aprecia os galináceos, sejam eles domésticos ou silvestres. Isto explica sua presença frequente perto dos lugares habitados.

Os gato mouriscos mastigam seu alimento da mesma forma que os gatos caseiros, mas segurando-os sempre com as patas anteriores. Uma vez saciados, lambem cuidadosamente as patas e se preparam para dormir.

Período de reprodução do gato mourisco

O período de gestação dura de nove a dez semanas e duas ou três criam vêm ao mundo, geralmente no recesso da floresta, numa cova forrada de folhagens ou no oco de uma árvore.

gato-mourisco-domestico

Uma vez desmamados, a mãe alimenta os filhotes com aves e roedores até que eles sejam capazes de acompanhá-la à caça. Mas, em caso de perigo, ela os abandona.

Gato mourisco doméstico: é possível?

Domesticados quando jovens, os gato mouriscos são amansados facilmente e tornam-se depressa tão pacíficos como os gatos-caseiros. Mas seu comportamento natural vem frequentemente à tona e é uma imprudência deixá-los soltos. Na primeira oportunidade eles se precipitarão sobre as aves domésticas e matarão uma galinha ou um pato

Comportamento

O gato mourisco nunca ataca o homem. Em geral, quando perseguido, tenta fugir escondendo-se no meio da vegetação. Mas, se seus adversários se aproximam demasiado, busca refúgio nas árvores ou joga-se na água, salvando-se a nado.

Os jaguarundis vivem de modo geral aos pares, num mesmo abrigo, donde saem para caçar. Ao contrário do que acontece com outros gatos-selvagens, é comum que o gato mourisco reparta seu domínio com outros casais.

Se faz frio eles se enroscam, enrolando a cauda em volta do corpo. Mas, havendo calor, atendem-se de braços e pernas abertos e cauda esticada.

Jaguarundi – Gato Mourisco

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse artigo sobre o gato mourisco (jaguarundi)? Compartilhe!