Irara (animal silvestre) – Características, Alimentação e curiosidades

irara-animal

A irara (Eira barbara) é um mustelídeo de tamanho grande, sendo um animal muito comum na América do Sul e cuja área de ocorrência, para o norte, vai até o México. Mede mais de 1 metro de comprimento, dos quais 40 centímetros pertencem à cauda.

Características da irara

O corpo da irara é alongado e os membros curtos possuem solas plantares desprovidas de pelos e de calos e cinco dedos atinados de gaitas poderosas não retráteis. A secreção de suas glândulas, odoríferas apresenta forte odor almiscarado. Seu andar sinuoso é parecido com o da fuinha.



Pelagem do animal

É um animal de pelagem é curta e grosseira. A cabeça e o pescoço da irara são brancos ou cinzentos, com uma mancha branca ou amarela que lhe marca o peito. Mas sua coloração varia muito e algumas subespécies são reconhecidas.

Mais escuro nos climas úmidos, este animal mostra-se mais claro nos climas secos, como é de regra entre os Mamíferos. A cabeça cinzenta da irara valeu-lhe o apelido de irara cabeça-de-velho, dado pelos mexicanos. Os espécimes albinos não são raros. Não existe muita diferença entre os dois sexos.

Comportamento

A irara vive aos casais ou em bandos de 15 a 20 indivíduos, tanto nos pampas como nas florestas mais densas em cujas árvores trepa facilmente. Em terreno descoberto faz ninho nas tocas abandonadas, ao passo que nas florestas abriga-se nas árvores ocas.

irara-alimentação



Extraordinário escansor ou trepador, salta de galho em galho como um esquilo. Ao contrário da maioria dos mustelídeos, a irara não é essencialmente noctívaga. Sai para caçar antes do nascer do sol e não se recolhe antes do meio-dia.

Quando irritada, suas glândulas anais secretam um líquido almiscarado, cujo odor repugnante pode ser percebido a distância.

Alimentação da irara

A alimentação da irara é constituída por qualquer pequeno mamífero que possa agarrar: cutias, coelhos, preás e ratos silvestres. Às vezes, ataca cabritos. Aventura-se também nas árvores mais altas à procura de ninhos, dando provas de extrema agilidade.

Apesar de pouco rápida na corrida, segue os rastros de sua presa com tal tenacidade que acaba por alcançá-la. Aprecia igualmente a cana-de-açúcar e os frutos do café. Penetra ainda nos galinheiros, onde causa grandes carnificinas, matando mais animais do que pode comer.

Reprodução

As iraras fêmeas fazem ninhos nas árvores e dão à luz 2 crias, que nascem no início da primavera e só abrem os olhos com duas semanas. Sua gestação dura cerca de dois meses.

É possível cria-la como um animal de estimação?

A irara é um animal que acostuma-se muito bem ao cativeiro, vive cerca de doze anos e emite grunhidos bastante parecidos com os dos cães quando satisfeita. Mas, encolerizada, solta um grito breve e agudo muito característico.

Gostou de conhecer a irara, animal da família dos mustelídeos? Compartilhe!