Zorrilho – Animal silvestre | Características e curiosidades

zorrilho-animal

O zorrilho (Conepatus chinga) é um pequeno animal muito parecido com o cangambá da América do Norte, tanto no seu aspecto exterior como por seus hábitos. É conhecido vulgarmente conto cangambá-africano.

Características do zorrilho – animal silvestre

Apesar de sua semelhança com o gambá americano, o zorrilho apresenta as plantas dos pés cobertas por pelos e a dentição são parecidas com as da marta. É um pequeno mustelídeo alongado e de membros curtos.



Alcança uns 60 centímetros de comprimento, dos quais 25 cm são da cauda, tufosa e extremamente espessa. Pode pesar em média de 1 a 2 quilos. Animal digitígrado, possui os cinco dedos armados de fortes garras não retráteis, características dos animais cavadores. A cabeça é larga, o focinho pontudo e as orelhas pequenas e arredondadas.

A pelagem do zorrilho

A pelagem do animal, menos densa que a dos cangambás americanos, é também longa e bastante semelhante pela cor e pela disposição. Sobre um fundo negro brilhante destacam-se marcas brancas muito variáveis, que emolduram a face e formam listras no dorso.

Glândulas anais – defesa do animal

Por fim, as glândulas anais do zorrilho secretam um liquido fétido que serve como arma de defesa e cujo mau cheiro só é comparável ao do cangambá. Diante do perigo, eriçam os pelos de modo ameaçador, o que lhes vale a reputação, não justificada, de animal agressivo. Como o cangambá, sua principal arma é puramente defensiva.

Quando acuados, os zorrilhos voltam-se, levantam a cauda, erguem-se sobe os membros anteriores e projetam sobre o adversário um líquido tão nauseante que os sudaneses lhes dão um nome nativo que significa “o pai de todos os fedorentos”.



“Tanatose”

Como nos cangambás, são os machos que exalam o odor mais fétido, o qual é ainda mais insuportável na época do cio. Os zorrilhos têm boa pontaria e diz-se que o jato do líquido oleoso que projetam pode cegar alguns animais.

Em geral essa manobra é suficiente para desencorajar os agressores, mas se acaso não surte efeito, os zorrilhos, como último recurso, simulam a morte. A este fenômeno dá-se o nome de tanatose.

Habitat natural do animal

Os zorrilhos habitam de preferência as regiões rochosas, onde se instalam nas cavidades naturais ou nos buracos que cavam sob as árvores ou arbustos. Se bem que sejam capazes de cavar suas próprias tocas, em geral preferem ocupar as de outros animais.

Características do animal

O zorrilho é um animal exclusivamente noctívago, de movimentos lentos. Seu andar é acentuadamente mais vagaroso que o do mangusto. Não são bons trepadores e manifestam grande aversão pela água, embora sejam capazes de nadar muito bem em caso de necessidade.

Alimentação do zorrilho

O zorrilho se alimenta de pequenos mamíferos, principalmente roedores, pequenas aves, ovos, anfíbios e insetos. Quando conseguem penetrar num galinheiro, causam tantos estragos quanto a fuinha europeia.

Reprodução

A gestação dura cerca de dois meses, ocorrendo cerca de uma vez por ano. As ninhadas de são de 2 ou 3 filhotes de zorrilho, que nascem numa toca escavada pela mãe ou tomada de outro animal.

zorrilho-filhote

Curiosidades do animal

Na África do Sul os colonos utilizam os zorrilhos na destruição de ratos. Mas parece que não chegam a amansar completamente, permanecendo indiferente às carícias e aos cuidados dos donos.

Gostou de conhecer mais esse animal da família dos mustelídeos? Compartilhe!