Minérios – O que são e para que servem | Pedras Preciosas

minérios-do-brasil

Minério é o nome que se dá ao mineral de onde se pode retirar, com proveito econômico, um metal. Passaremos em revista alguns dos minerais e pedras preciosas que mais importam à vida do homem, em variadas aplicações: na indústria, na medicina, no comércio, etc.

Quartzo

O quartzo é um mineral cristalizado, que se apresenta com cores diversas, sendo sua variedade mais conhecida o quartzo hialino ou cristal de rocha. Muito duro e infusível aos processos comuns, o cristal de rocha é transparente e facilmente riscável pelo diamante, razão porque é empregado na fabricação de prismas, de lentes de aparelhos óticos, etc.

Diamante

É o mais duro de todos os minerais. Às vezes incolor, o diamante se mostra, não raro, amarelo, verde, azul, rosado, etc. Suas variedades são:

  • O brilhante, a mais preciosa de todas as gemas;
  • O bortamorfo, apresentando estrutura radiada;
  • O carbonado, diamante de cor negra, a mais dura de todas as variedades. Por essa razão é utilizada nas perfuratrizes e na lapidação de pedras preciosas.

Minérios de ferro

Os mais ricos minérios de ferro são a magnetita (72% de ferro), a hematita (50 a 70%) e a limonita (58 a 60%).  O mais abundante é a hematita, principal componente do itabirito, rocha de inestimável riqueza do Brasil. Tratado por processas especiais, o ferro produz o aço, que é muito homogéneo e extraordinariamente resistente ao choque.

hematita-minério-de-ferro
Hematita, um dos principais minérios de ferro

Cobre

Apresenta-se em estado nativo ou em minérios, entre os quais a calcopirita. É utilizado na fabricação de fios elétricos, por ser ótimo condutor de eletricidade. Muito tenaz e maleável, o cobre faz boa liga com o zinco, formando o chamado latão, material usado no fabrico de torneiras, alfinetes, etc.

Outra liga em que entra o cobre é o bronze, no qual se associa ao zinco e ao estanho. O bronze entra na fabricação de sinos, moedas, medalhas, pratos de música, etc.

Zinco

Com esse metal, muito maleável, fabricam-se vários objetos de uso doméstico: baldes, regadores, bacias, telhas, etc. Entra na composição, como já vimos, do latão e do bronze. O seu principal minério é a blenda.

Minério de chumbo

Outro metal de variados empregos: balas, canos, tipos de imprensa (em liga com o antimônio), adereços de metal branco (em liga com o estanho e com o zinco), etc. É muito flexível e mole. O principal minério de chumbo é a galena.

Mercúrio

É o único metal liquido conhecido. Entra na fabricação de termômetros, barômetros, e outros aparelhos de física, além de servir à medicina, como remédio. O seu mais importante minério é o cinábrio.

Metais preciosos

Ao lado do manganês, do níquel, do estanho, etc., os minerais que acabam de ser citados são conhecidos por “metais pesados”. Outros são chamados “metais preciosos”. Entre eles, citaremos:

Ouro, minério raro

Há poucos minérios de ouro. Ele é encontrado sobretudo em estado nativo, nos filões de quartzo, nas areias dos rios onde os garimpeiros o descobrem sob a forma de finas agulhas ou de massas globulosas denominadas pepitas.

pepita-de-ouro-mineral

O ouro é o metal precioso, por excelência. Suas qualidades excepcionais de brilho, cor, ductilidade, resistência ao uso e beleza, o tornaram o mais disputado de todos os metais – e ainda mais porque não é muito abundante na natureza. Ele é o símbolo da riqueza, porque bem cedo se constituiu no instrumento de comércio entre os povos.

Curiosidades sobre o ouro

A riqueza de uma nação é tanto mais sólida quanto maior for a quantidade de ouro amealhado nas arcas do tesouro. Por estas razões, o ouro é procurado por toda a parte. No Brasil, o desbravamento da terra se fez, principalmente, à custa das bandeiras que se organizavam febrilmente, para a busca do precioso metal.

A sede de ouro tem sido causa de muitas desgraças, compensadas, todavia, pelo progresso extraordinário das regiões onde ele tem sido descoberto e pelo avanço da civilização que a ele, direta ou indiretamente, deve muito.

Prata

Muito usado na fabricação de joias, baixelas, moedas, etc., a prata é um mineral idiocromático, dúctil e maleável que, por não ser muito duro, é associado, por vezes, ao cobre. O mais conhecido minério de prata é a argentita.

Platina

De cor semelhante à da prata, o minério de platina tem, igualmente, largo uso na medicina e nos laboratórios. É encontrada nas areias de certos rios, sob a forma de grãos e de palhetas, precisamente como o ouro.

Rádio, o mais caro dos minérios

É o mais caro de todos os metais, quer dizer; muito procurado e muito raro. Obtém-se por desintegração atômica dos compostos de urânio, sendo o seu principal minério a uranita. O Brasil foi particularmente contemplado pela natureza, quanto à riqueza mineral.

Pedras preciosas

O Brasil também é muito rico das chamadas “pedras preciosas”, minérios muito procurados por qualidades excepcionais que podem ser reunidas em três, principais:

  • Raridade;
  • Beleza;
  • Dureza.

Quanto à raridade, lembremos que, quanto menos abundantes são as pedras preciosas, mais desejadas se tomam. O seu custo está, pois, na razão direta de sua raridade. Quanto à beleza, tudo depende de um conjunto de qualidades positivas: cor, brilho, limpidez, transparência, etc.

Lapidação

Certas pedras só revelam tais virtudes depois de lapidadas. Isso a que chamamos o “fogo” de uma pedra não é mais do que o efeito da luz refletida sobre suas facetas e valorizado pela limpidez e pela cor da gema.

Dureza do minério

Quanto à dureza, esta representa uma qualidade essencial, porque a pedra pouco resistente não consegue manter-se íntegra: estraga-se com o uso. A dureza é uma das razões do apreço em que se tem o diamante.

Pedras preciosas de maior aceitação

Entre os minérios preciosos de maior aceitação se inscrevem:

  • O diamante, lapidado, mais comumente, sob a forma de brilhante;
  • O rubi, vermelho;
  • O topázio, com várias colorações (os mais belos topázios são os do Brasil);
  • O berilo, de que amais procurada variedade é a verde, isto é, a esmeralda;
  • A turmalina, de colorações muito variadas, a safira, azul, a turquesa, cujo único defeito é a pouca dureza, etc.

Continue aprendendo com CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse resumo sobre os minérios e pedras preciosas? Compartilhe!