Zibelina – Animal da família da marta (mustelídeos)

zibelina-animal

A zibelina (Martes zibelina) é um pequeno animal silvestre da família dos mustelídeos, muito semelhante a uma marta. Conheça a seguir as características e hábitos desse curioso mamífero.

Diferenças entre a zibelina e a marta

A zibelina tem o corpo mais maciço e é mais esperta que a marta-comum. O comprimento do corpo não ultrapassa 65 centímetros, dos quais 20 pertencem à cauda. O crânio tem forma cônica muito característica, com uma base mais larga que a da marta.



A pelagem, espessa e suave, exibe cor castanha com reflexos cinzentos e azulados e uma mancha amarela no corpo. Os pelos da fronte e têmporas, muito longos, cobrem a base das orelhas. Os pelos das bochechas e da mandíbula, igualmente inclinados para trás, concorrem para dar à cabeça sua forma cônica.

As orelhas são grandes e pontudas. A zibelina difere ainda da marta-comum por ter os membros mais fortes e mais longos e as plantas dos pés mais largas e mais pilosas. Por fim, a zibelina é mais lenta que a marta em seus movimentos.

A pelagem

A pelagem da zibelina é uma das mais belas do mundo: densa, macia, de cor uniforme, é formada por setiformes brilhantes, nitidamente azulados. Estes reflexos é que são responsáveis por sua beleza.

Possui uma tonalidade escura e brilhante, quase negra no dorso, cinzenta nas bochechas e de um belo amarelo-gema na base do pescoço. A orelha é quase sempre sombreada de cinzento. Estas cores típicas são, contudo, bastante variáveis, encontrando-se zibelinas claras, por vezes até completamente brancas.



Distribuição geográfica do animal

A área de distribuição geográfica da marta-zibelina compreende os montes Urais, toda a Sibéria até a Mongólia, a Mandchúria, o Japão, chegando, ao sul, até os montes Altai. Vive na taiga e na tundra.

Alimentação da zibelina

A zibelina é um animal noctívago cujas migrações periódicas estão relacionadas com as dos roedores siberianos que constituem suas presas habituais, em particular o esquilo-da-Sibéria (Sciunis varius), e o rato-silvestre). Para captura-los, a zibelina não hesita em atravessar a nado os mais largos cursos de água.

Para complementar sua dieta com ovos de aves a zibelina usa sua agilidade escansora, empregando seu talento de nadadora para pescar. É também ávida por mel de abelhas silvestres e por certas variedades de frutos.

Hábitos do animal

Boa escansora, a zibelina passa os dias nas árvores, caçando principalmente à noite. Por vezes pode sair em plena luz do dia para procurar alimento, só descansando depois de saciada a fome.

Mais rápida e mais paciente que a marta, é também mais astuta, o que faz com que sua caça com cães seja mais difícil, sobretudo nas regiões montanhosas, onde ela encontra sempre esconderijos entre as rochas.

Reprodução e gestação

Como a marta-comum, a zibelina tem um período de gestação longo e variável, que pode durar de 260 a 290 dias. Os filhotes nascem no início da primavera, em ninhadas de 3 a 5 crias.

Gostou de conhecer esse pequeno mustelídeo da família da marta? Compartilhe!