Texugo do mel (Ratel) – Conheça o animal mais destemido do mundo

texugo-do-mel

O texugo-do-mel (também conhecido como ratel) possui, em geral, o corpo maciço do texugo. Pode medir 90 centímetros de comprimento, apresentando uma cauda muito curta. É dotado de 32 dentes e de orelhas pequenas, pouco visíveis.

Os membros, curtos e fortes, são providos de garras poderosas (principalmente nas mãos) e bem adaptadas para cavar.



Pelagem do texugo-do-mel

Os pelos do texugo-do-mel são longos e ásperos. A fronte, a nuca e toda a região dorsal do corpo apresentam coloração acinzentada, ao passo que o resto da pelagem é de um castanho quase negro. Uma faixa clara separa, comumente, as duas zonas de cores.

Tipos de ratel

Existem duas variedades de ratel: Mellivora capensis vive no sul da África e Mellivora indica, que outrora era encontrada na Arábia, hoje sobrevive apenas no Himalaia, ao norte da Índia e no Nepal.

Comportamento do texugo-do-mel

O texugo-do-mel (ratel) é um animal noctívago que passa o dia nas tocas que cava com rapidez e vigor notáveis. À noite, vaga pelas matas caçando pequenos mamíferos – em particular roedores -, aves, répteis e vermes, que ele desenterra. Suas garras poderosas lhe servem também para escavar raízes e tubérculos.

Alimentação do ratel – animal escansor

O texugo-do-mel é um animal caracterizado por ser um bom escansor e ávido por frutos. Mas seu alimento predileto, que lhe valeu seu nome latino de Mellivora, é o mel. Diz-se que o ratel é guiado para as colmeias por uma ave, chamada indicadora (Indicator indicator), que é seguida pelos nativos quando buscam o mel.



ratel-animal

As abelhas reagem com energia, mas os pelos do ratel são tão cerrados e tão espessa sua camada subcutânea de gordura que o animal é praticamente invulnerável às picadas. Quando este se vê repelido, o pássaro indicador contenta-se com os restos do repasto.

Às vezes o texugo-do-mel ataca mamíferos grandes, em particular carneiros. Devora primeiro as cartilagens da face, em seguida os intestinos e os pulmões.

Reprodução do texugo-do-mel

O período de gestação do ratel dura seis meses. Em média, as ninhadas são de duas crias. A longevidade verificada em animais criados em cativeiro é de 24 anos.

Ratel, animal mais destemido do mundo

Quando atacado, o ratel raramente foge. Sua lentidão e sua ferocidade não o levam a escolher essa saída. É um dos animais mais agressivos do mundo, embora seus acessos de cólera durem pouco tempo.

Nunca enfrenta o adversário sem antes haver tentado cavar e esconder-se, mas, não havendo tempo, procura desencorajar o oponente projetando o líquido fétido de suas glândulas anais, como muitos dos Mustelideos.

Animal bom de briga

Se isto não é suficiente, o texugo-do-mel defende-se com coragem e força notáveis. A pele de seu pescoço é tão flácida que ele pode voltar-se e morder o adversário agarrado à sua nuca. A pelagem densa e o couro espesso defendem-no eficazmente contra as mordidas dos maiores cães, e os indígenas nunca tentam capturá-lo vivo.

Gostou de conhecer as características e curiosidades do texugo-do-mel (ratel)? Compartilhe!