Tamanduá Bandeira | Alimentação | Habitat | Características | Resumo

tamanduá-bandeira

O tamanduá bandeira é a maior espécie de tamanduás encontrada. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre as curiosidades, características, alimentação, habitat e demais curiosidades desse mamífero desdentado.

Tamanduá bandeira – Tamanho

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactila) é o gigante da família e até mesmo da ordem. Mede cerca de 1,20 m de comprimento, a que se acrescentam de 60 a 90 cm de cauda, pesa de 18 a 23 kg.



Exibe pelagem composta de pelos cerdosos, espessos e ásperos que atingem 24 cm na tuca e na espinha dorsal, onde formam tina. Particularmente abundante na cauda, seu comprimento, aí chega a atingir 40 cm.

Características do tamanduá bandeira

A ponta do focinho, os lábios, as pálpebras e as solas dos pés do tamanduá bandeira são nus. A pelagem, característica e de uma tonalidade geral cinzenta, apresenta nos flancos uma faixa diagonal negra, margeada de branco, que se estende do peito até a bacia.

Os filhotes são mais claros que os adultos. A cabeça, em forma de cone alongado, revela-se ligeiramente recurvada na extremidade, terminando num pequeno nariz. Os maxilares têm comprimento igual ao da cabeça, mas sua amplitude de abertura é de tal forma reduzida que a boca permite, no máximo, a passagem do polegar de um homem.

O corpo do tamanduá bandeira é achatado lateralmente e os membros curtos. As patas anteriores têm 4 dedos aparentes, armados de unhas sólidas e comprimidas como as garras da águia. A unha do terceiro dedo, adunca e acerada nos dois lados, mede cerca de 6.5 cm de comprimento.



Curiosidades

Como curiosidade, para andar, o animal dobra as unhas contra as palmas, passando apenas o dorso da pata no solo. As unhas posteriores mostram-se menos desenvolvidas. Todos os 5 dedos são aparentes e a planta do pé repousa toda no solo durante a marcha.

curiosidades-do-tamanduá-bandeira-língua

O tamanduá bandeira tem esse nome pois a longa cauda peluda desdobra-se como uma bandeira. A curiosa língua, cujo diâmetro oscila entre 10 e 15 mm, pode projetar-se 60 cm para fora da boca.

Habitat – Onde vive o tamanduá bandeira

O tamanduá bandeira, que ocorre entre Honduras e o norte da Argentina, é encontrado em todos os campos amazônicos e no Planalto Central do Brasil. Animal de hábitos diurnos, dorme no próprio lugar em que se encontra quando anoitece.

Comportamento

É igualmente solitário e silencioso, só se ouvindo seu grunhido quando está enfurecido. De natural, tranquilo e pacífico, é absolutamente inofensivo para o homem e os outros mamíferos, sendo de fato necessário maltratá-lo para que ele ataque o adversário com suas unhas temíveis.

tamanduá-bandeira-habitat

Caminha lentamente, com o focinho voltado para o chão, o que é motivado pela visão medíocre, que o obriga a guiar-se mais pelo olfato, seu sentido mais desenvolvido. Gosta de entrar na água e é bom nadador. Galopa pesadamente em caso de perigo. Embora não seja arborícola, grimpa facilmente nas árvores.

Além do homem, que deveria protegê-lo em virtude dos serviços que ele presta destruindo formigas e cupins, só as onças e os pumas atacam o tamanduá bandeira.

Alimentação do tamanduá bandeira

A alimentação do tamanduá bandeira é composta de cupins, formigas e larvas, que ele consegue arrebentando com suas unhas os cupinzeiros ou os formigueiros, onde introduz a língua grande e viscosa. Nos estômagos de vários exemplares chegaram a ser encontrados cerca de 2 kg de aipins.

tamanduá-bandeira-alimentação

Em cativeiro, é um animal tímido e pacífico, alimentando-se com papas, ovos e leite, bem como carne picada. Aprecia ser acariciado

Reprodução

Na primavera, e após uma gestação de 190 dias, a tamanduá bandeira fêmea dá à luz um único ilhote, que carrega por longo tempo em seu dorso, só o abandonando na gravidez posterior.

Tamanduá bandeira se alimentando

Continue aprendendo com CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse resumo sobre o tamanduá bandeira? Compartilhe!