Rato Preto | Características do Roedor | Alimentação | Resumo

rato-preto

Por sua importância e pelo número de espécies – cerca de 120 – que o constituem, o gênero rattus merece destaque especial. Para representá-lo escolhemos uma espécie cosmopolita e comensal (erradamente dita doméstica), conhecidas pelo nomes popular de rato preto.

Características do rato preto

O rato preto (Rattus rattus) é reconhecido facilmente pela coloração do dorso, que varia do ardósia ao cinzento-anegrado. Três subespécies são reconhecidas: a primeira, de dorso negro lustroso e superfície ventral cinzento-ardósia; a segunda, de dorso bruno-acinzentado, ventre branco e codário, ou base dos pelos, cor de ardósia, e a segunda, de tonalidade avermelhada no dorso e ventre branco puro.



Seu comprimento varia de 16 a 23 cm. A cauda, geralmente mais longa que o corpo, mede de 19 a 25 cm. As vibrissas ou bigodes chegam a alcançar as orelhas. O rato preto pode ser diferenciado da ratazana por ter vibrissas mais longas, pelagem mais escura, a cauda maior que o corpo e o primeiro molar com a cúspide anterointerna não reduzida.

Habitat e origem do rato preto

É difícil precisar a época em que esta espécie se estabeleceu na Europa. Segundo alguns zoólogos, a chegada dos primeiros indivíduos à Inglaterra verificou-se entre os anos de 1095 e 1191. Alberto, o Grande, foi o primeiro naturalista e relacionar o rato-preto entre as espécies encontradas na Alemanha.

habitat-do-rato-preto

Originário da Pérsia, é hoje abundante em todo o mundo. Durante muito tempo não teve concorrente, até que chegou a ratazana para competir com ele. O rato-preto é encontrado no interior das casas, nos celeiros e nos jardins, na cidade e no campo; viaja com o homem em seus navios e segue-o, como uma sombra, aonde quer que vá.



Comportamento e alimentação

Menos agressivo que a ratazana, encontra alimento e abrigo nas zonas urbanas e rurais, tornando-se um companheiro inconveniente e perigoso. Em princípio, prefere os sítios mais secos e elevados das residências e construções humanas. É voraz e onívoro. Sob certas condições de confinamento e superpopulação, devora seus semelhantes. Animal noctívago, pode contudo ser visto de dia, nos terrenos baldios.

Reprodução e gestação do rato preto

O rato preto é um roedor gregário e reproduz-se durante o ano todo. Após um período de gestação de 20 a 24 dias, a fêmea dá à luz de 5 a 12 crias. Isto pode repetir-se até cinco vezes por ano. O rato-preto vive até sete anos e pesa cerca de 200 g.

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse artigo? Compartilhe!