Rato Almiscarado | Características do Roedor | Reprodução | Resumo

rato-almiscarado

O rato almiscarado pode ser descrito como um roedor de tamanho grande. Nesse artigo você irá aprender tudo sobre esse mamífero em um resumo completo.

Características do rato almiscarado

O rato almiscarado apresenta uma longa cauda, com os pés maiores que as mãos e o focinho arredondado. Os membros dianteiros têm quatro dedos, possuindo os traseiros cinco artelhos unidos por uma membrana natatória.

As unhas são longas e fortes. Uma franja de pelos destaca-se nos flancos. A cauda, possante e de extremidade arredondada, é comprimida lateralmente e recoberta de pequenas escamas, visíveis por entre os raros pelos que a recobrem.

Um par de glândulas aloja-se na região perineal, abre-se para o exterior por meio de um orifício-e secreta um liquido branco e oleoso, cujo forte odor almiscarado justifica o nome popular do animal. O corpo é maciço, as orelhas, muito móveis, escondem-se na pelagem densa. Os olhos são reduzidos. O pelo é impermeável, espesso e luzidio. Os machos adultos alcançam de 58 a 65 cm de comprimento, incluindo cauda, que mede 25 cm.

Habitat do rato almiscarado

O rato-almiscarado é nativo da América do Norte. Levado para a Europa, foi introduzido em vários países visando a exploração comercial de sua pele. Há cerca de trinta anos, alguns animais escaparam e, encontrando condições favoráveis, multiplicaram-se em liberdade e dispersaram-se. Invadiram boa parte do continente, especialmente a França, ao norte do rio Loire.

curiosidades-sobre-o-rato-almiscarado

As melhores condições de habitat são os lagos e rios do Canadá. Frequenta as margens cobertas de ervas dos grandes lagos e dos rios majestosos, e as bordas dos charcos de águas paradas, cobertas de plantas aquáticas e ribeirinhas.

Comportamento

Seu comportamento e modo de vida lembram muito os do castor. Os abrigos são constituídos por longas galerias, com uma saída subaquática, ou por vastas construções ao ar livre. Estas, que têm forma de cúpula; são mais comuns nas regiões setentrionais da área de distribuição geográfica do rato almiscarado.

Estes abrigos são construídos em geral sobre uma ilhota de terra e apenas emergem da superfície da água. Sua estrutura é constituída por plantas aquáticas e juncos cimentados com terra. O interior compõe-se de uma câmara que mede de 40 a 60 cm de diâmetro. Uma galeria que se abre para dentro da água permite o acesso a essa câmara.

Alimentação do rato almiscarado

As plantas aquáticas constituem a base da alimentação do rato almiscarado. Entretanto, têm sido encontradas conchas vazias de moluscos em alguns abrigos.

Reprodução e período de gestação

Nas regiões setentrionais, a época de reprodução estende-se da primavera até o outono. Mais ao sul, há um cio mensal. A gestação dura de 19 a 42 dias. A fêmea dá à luz de quatro a onze crias (seis em média), três a cinco vezes por ano. O parto ocorre no abrigo ou numa toca simples, escavada no chão, e os filhotes de rato almiscarado se desenvolvem com rapidez.

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse artigo sobre o rato almiscarado? Compartilhe!