Onça Parda (Suçuarana) – Características do felino em extinção

onça-parda

A onça parda (Felis concolor), também conhecida como suçuarana ou puma, é o que possui maior área de distribuição geográfica entre os felinos americanos.

Infelizmente, é uma das espécies de felinos em risco de extinção. Confira a seguir as características e curiosidades desse belo animal em um resumo completo.



Características da onça parda

A onça parda tem cerca de 1,85 m de comprimento, incluindo-se a cauda, de 65 cm; sua altura na espádua é de 65 cm. A pelagem, espessa, curta e macia, é mais densa no ventre que na região dorsal do corpo.

A cor fundamental de sua pelagem é um belo castanho-avermelhado, mais escuro no dorso, tomando-se alaranjado no ventre e clareando no peito e interior das patas até tornar-se nitidamente branco na garganta, em volta da boca e na parte interna das orelhas.

suçuarana

Duas pequenas manchas brancas situam-se junto ao olho, uma acima e outra abaixo. Lembra o leão na cor e na silhueta, mas, ao contrário deste, não apresenta diferença na pelagem do macho e da fêmea.



Distribuição geográfica da suçuarana

A área de distribuição deste da onça parda (suçuarana) é vasta e compreendia, em outros tempos, toda a América, com exceção das Antilhas. Era encontrado desde o Alasca até a Terra do Fogo, tanto nas florestas do Canadá como nas da Amazônia, nos pampas, nos cerrados e nos platôs elevados da cordilheira dos Andes.

Hoje, devido à caça e à expansão das regiões cultivadas, está praticamente eliminado da América do Norte, mas é comum na América Central e na América do Sul até a Argentina.

onça-parda-extinção

O habitat da onça parda é muito variado, sendo encontrado tanto nas planícies cobertas de alta vegetação, nas vizinhanças dos rios, como nas regiões mais áridas. A onça parda (suçuarana) parece manifestar uma certa predileção pelos lugares arborizados e é comum refugiar-se nos bosques quando perseguido, mas também sabe esconder-se na vegetação rala dos pampas.

Hábitos

A onça parda tem hábitos nômades e, com exceção da época do nascimento das crias, período de amamentação e educação dos filhotes, raramente permanece no mesmo lugar. Durante o dia dorme em cima das árvores, nas moitas ou nos capinzais, caçando em geral à noite.

Seus movimentos são ágeis e seguros. Diz-se que a suçuarana é capaz de saltar, em distância, mais de seis metros. Enxerga melhor ao crepúsculo e à noite. De olfato pouco desenvolvido, tem audição notavelmente aguçada. Alimenta-se de mamíferos menores e mais fracos do que ele (cutias, ovelhas, filhotes de cervos) e de galinhas.

Onça parda caçando

Devido à facilidade com que se movimenta tanto nas árvores como no solo, nem os macacos nem as emas, com toda a agilidade que possuem, escapam às suas garras.

onça-parda-caçando

Perseguindo os bandos barulhentos desses animais, uma onça parda caçando torna-se uma máquina predatória, saltando de árvore em árvore com a mesma segurança dos primatas, abrindo um túnel no meio das ramagens mais ramagens e da folhagem mais espessa.

A suçuarana faz verdadeiras hecatombes entre as criações domésticas e raramente ataca animais maiores que as ovelhas. Tão logo captura a presa, degola-a e bebe lhe o sangue. É boa nadadora mas, ao contrário da onça-pintada, só atravessa os cursos de água em caso de necessidade.

Reprodução da onça parda

A onça parda vive solitária. Machos e fêmeas reúnem-se apenas por ocasião do acasalamento, cuja época é bem determinada no ano. Após uma gestação de aproximadamente três meses, a fêmea dá à luz duas crias, no máximo três, que nascem com os olhos fechados, vestidas com uma pelagem manchada e tendo o tamanho de um gato-caseiro de seis semanas.

onça-parda-filhote

Pesadões e desajeitados, os suçuarana filhotes andam titubeantes, caindo a cada instante e seguindo a mãe com dificuldade. Ao fim de cinco ou seis semanas já brincam, e as manchas de sua pelagem começam a apagar-se. É na décima ou duodécima semana que mudam de pelagem e passam a assemelhar-se aos adultos.

Curiosidades sobre a suçuarana (onça parda)

Conta-se que as suçuaranas fêmeas matam os filhotes da primeira ninhada. Em relação às ninhadas seguintes, as mães revelam-se cuidadosas e ternas, como acontece com os gatos.

Se são capturados muito novos, esses felinos amansam com facilidade. Necessitam de muita água, sobretudo no verão. Vivem em boa camaradagem com cães e gatos, mas dificilmente resistem à tentação de devorar as aves domésticas.

Como os gatos, brincam horas seguidas com qualquer tipo de bola. Procuram a companhia do dono e ronronam quando acariciados. Ninguém jamais ouviu uma onça parda rugir, mas alguns caçadores afirmam que, em liberdade, esse animal é sempre barulhento.

Onça parda (puma) em seu habitat

 

Continue aprendendo com CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse resumo sobre a onça parda (suçuarana)? Compartilhe!