Mamíferos Desdentados | Características dos Animais | Exemplos

mamíferos-desdentados

Os mamíferos desdentados são animais que não possuem dentes ou os possuem em número reduzido, sem a presença de raiz ou esmalte. Nesse artigo você irá aprender tudo sobre esses animais, características e exemplos em um resumo completo.

Tipos de mamíferos desdentados

A ordem dos mamíferos desdentados, que agrupa animais curiosos, com aspecto muito variável, divide-se em 3 famílias:

  • Dasipodídeos ou tatus;
  • Bradipodideos ou preguiças;
  • Mirmecofagídeos ou tamanduás.

Características dos mamíferos desdentados

Estas três famílias apresentam pelo menos dois pontos comuns: todas se encontram no continente americano e todas apresentam dentição anormal. Os tamanduás, responsáveis pelo nome da ordem, não têm dentes. As preguiças possuem-nos em pequeno número, sendo que os dentes definitivos já estão em seus lugares por ocasião do nascimento.

Os dentes dos tatus são muitos, mas desprovidos de raízes; cilíndricos e de grande cavidade pulpar revelam crescimento contínuo e têm uma finíssima camada de esmalte – revestindo-os.

Hábitos em comum

Animais plantígrados, os mamíferos desdentados são bem protegidos por uma pelagem espessa ou por uma carapaça córnea. O número de dedos varia segundo as espécies, mas os pés têm geralmente 5, possuindo a mão sempre um dedo predominante. Esses dedos mostram-se pouco móveis, mas sempre armados de unhas de formas variadas.

Algumas dessas unhas são muito longas, ganchosas, comprimidas lateralmente. Outras apresentam-se mais curtas, largas, em -forma de pá, sendo as primeiras muito úteis para grimpar nas árvores e podendo as segundas fazer buracos e esgravatar o solo.

Instável, a temperatura interna dos mamíferos desdentados oscila muito no correr do dia, sendo influenciada pelas variações da temperatura externa. Quando ela baixa, os animais perdem muito de sua vitalidade, que é condicionada em grande parte pela temperatura interna do corpo.

Habitat dos mamíferos desdentados

Com exceção dos tatus, os mamíferos desdentados têm um filhote apenas em cada parição. Mas todos os seus filhotes são alimentados pela mesma placenta, o que constitui fato extraordinário. Um dos grupos mais típicos da fauna americana, os mamíferos desdentados ocorrem no extremo sul da América do Norte, na América Central e em quase toda a América do Sul.

Outrora muito numerosos na região, alguns deles atingiam o tamanho de um elefante. Bem mais raros atualmente, o maior mal chega a ter o tamanho de um lobo. As espécies desaparecidas compreendiam diferentes formas intermediárias entre as 3 famílias ainda existentes.

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse artigo sobre os animais desdentados? Compartilhe!