Impala – Curiosidades sobre o animal – Resumo

impala

A impala (Aepyceros melampus) é um animal que apresenta um certo número de caracteres específicos que a distinguem dos outros antílopes. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre esse mamífero em um resumo completo.

Características

O crânio do impala apresenta a particularidade de ter, no bordo do osso maxilar, uma lacuna que não se encontra em nenhuma das espécies vizinhas. Os dedos presunhos inexistem, sendo seu local ocupado por um tufo de pelos.



Só os machos da espécie têm chifres. As impalas não têm lacrimal odorífera, mas têm glândulas de secreção odorífera sobre o osso canhão dos membros posteriores, além das glândulas inguinais.

Finalmente, a pelagem da impala apresenta uma faixa preta vertical em cada uma das coxas. Estas faixas características são muito visíveis e, segundo se pensa, servem para alertar os congêneres do animal quando o mesmo as exibe ao empreender sua fuga.

A impala mede de 1,10 m a 1,50 m de comprimento, tendo mais 25 a 40 cm de cauda. A altura no garrote varia de 78 cm a 1 m e o peso fica entre 65 e 75 kg. Os cornos do macho, anelados somente na face anterior e com 50 a 75 cm de comprimento, têm a forma de uma lira.

Habitat da impala

A impala habita uma vasta região do centro e do sul da África, desde o Quênia e Uganda até a África do Sul. Ao contrário dos outros antílopes, este animal não procura as planícies descobertas, preferindo as savanas florestadas.



Tem necessidade de muita água, bebendo diversas vezes por dia, e quase não se afasta dos cursos de água. Além do homem, os principais inimigos da impala são os leões, as panteras e jaguares.

A formação de rebanhos é igual à dos outros antílopes, formando os machos jovens pequenos grupos que vivem apartados do rebanho de fêmeas.

curiosidades-sobre-o-animal-impala

Alimentação

A impala é um animal predominantemente herbívoro, alimentando-se dos pastos que compõem seu habitat natural, assim como de pequenos arbustos, frutas e eventualmente alguns legumes da região.

Curiosidades sobre o animal

Os animais de espécies diferentes – gnus, zebras, gazelas – juntam-se muitas vezes a este rebanho. Ao menor sinal de perigo a impala solta uma espécie de suspiro e foge dando saltos impressionantes. É tida como o mais rápido de todos os quadrúpedes. Sua corrida compõe-se de uma série de saltos sucessivos, que podem atingir 10 metros, mesmo em terreno escorregadio.

Reprodução da impala

A época do cio, que ocorre em abril e maio, dá ensejo a combates furiosos entre os machos para a formação de haréns, sendo os combates comumente acompanhados de grunhidos mucos. A gestação dura cerca de 171 dias.

De ordinário, a fêmea dá à luz apenas um filhote, que nasce em novembro ou dezembro. São raros os nascimentos gemelares. Os filhotes mostram-se bem desenvolvidos, sendo rapidamente capazes de seguir o rebanho.

Gostou desse resumo sobre as curiosidades sobre a impala? Compartilhe!