Golfinhos – Características e curiosidades – Tudo sobre golfinhos

golfinhos

O golfinho é um dos mamíferos marinhos mais queridos. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre os golfinhos, curiosidades e características em um resumo completo.

Características dos golfinhos

O golfinho (Delphinus delphis), também chamado delfim-comum, é um cetáceo que foi sempre o herói de múltiplas fábulas e lendas. Com  2 a 2,50 m de comprimento, tem uma nadadeira dorsal em forma de foice, com 60 cm de altura, podendo seu peso atingir 75 kg.



A cabeça, relativamente pequena, termina em um bico alongado e o melão (intumescimento do crânio imediatamente depois do bico, com um orifício de venta) é muito pronunciado. Os curiosos olhos, situados atrás dos cantos da boca, se prolongam em uma raia negra até o focinho. O corpo mostra-se de característica fusiforme, ligeiramente retaco.

A pele lisa, de brilhante bruno-verde ou negra na parte de cima do corpo, apresenta-se branca no ventre e estriada de faixas diferentes nos flancos. O número de dentes dos golfinhos varia em cerca de 200, todos minúsculos, pontudos e de característica ligeiramente encurvados para o interior da boca, sendo regularmente espaçados, de modo que os do maxilar superior se encaixem nos espaços deixados livres pelos do maxilar inferior.

Comportamento

Muito rápido, podendo atingir 35 km/h, segue facilmente os navios. Vive em todos os mares quentes e temperados do globo e se aventura, às vezes, pelos mares boreais. Quando salta fora da água, curiosamente o golfinho não pode curvar o dorso muito rígido.

golfinhos-saltando-fora-d´agua



Os bandos de golfinhos se compõem de 10 a 100 indivíduos que nadam geralmente em duas longas filas. O caráter gregário e social desses Cetáceos sempre chamou a atenção dos observadores.

Foi assim que os naturalistas observaram que os diferentes indivíduos de um rebanho pareciam se ajudar mutuamente, e, se um deles fica impossibilitado de nadar por ferimento ou doença, por exemplo – seus congêneres o mantém até que possa continuar ou morrer.

A característica da dentição do golfinho é de predador. Nutre-se sobretudo de peixes, caranguejos, Cefalópodes e outros animais marinhos, mas parece ter nítida preferência pelos peixes que vivem nas banquetas e que ele segue nas migrações.

Reprodução dos golfinhos

A reprodução se dá no princípio do ano e a parição no fim do outono. A fêmea só tem 1 filhote de cada vez, com cerca de 50 cm e que é objeto dos maiores cuidados. Os golfinhos ficam adultos com a idade de 10 anos e a duração média de sua vida, que outrora se acreditava ser de 100 anos, não parece ir além de 30.

Curiosidades sobre os golfinhos

curiosidades-dos-golfinhos

Um exemplo de curiosidade sobre golfinhos: os cientistas vêm notando que esses Cetáceos possuem uma inteligência muito viva e entregaram-Se a pesquisas muito avançadas sobre eles. Treinados, para maior alegria do público, nos aquários – o da Flórida e o da Califórnia os mais famosos -, demonstram uma agilidade extraordinária e uma perspicácia verdadeiramente espantosa.

Possuem como característica o dom de se comunicar entre si, emitindo sons audíveis e uma gama de ondas ultra-sônicas, mantendo verdadeiras conversações, assoviando, fazendo estalar a língua, cacarejando e soltando gritos agudos. Assim, se ficam em dificuldade, lançam um pedido de auxilio, ao qual seus congéneres acorrem prontamente.

Como curiosidade, em estudos recentes feitos especialmente nos Estados Unidos, demonstraram que os golfinhos são também capazes de imitar sons humanos, podendo aprender a rir e, em certos casos, até repetir palavras.

Gostou desse artigo com as curiosidades e características dos golfinhos? Compartilhe!