Giraffidae – Definição, características, animais africanos – Resumo

giraffidae

A terceira família dos ruminantes, a dos giraffidae (girafídeos) é muito limitada, pois compreende apenas duas espécies: a girafa e o ocapi. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre esse gênero em um resumo completo.

Características dos giraffidae

Os animais do gênero giraffidae apresentam corpo de grandes dimensões. O pescoço, típico, mostra-se muito longo (girafas) ou alongado (ocapi), sendo o dorso acentuadamente mais alto no garrote que na garupa.

A cabeça, longa, de focinho achatado, apresenta-se – ornada por pequenos cornos ósseos que, recobertos por uma pele veludosa, terminam, na girafa, por um tufo de pelos, e no ocapi por um estojo córneo, rudimentar e caduco.

Como ocorre com todos os ruminantes, o maxilar superior não tem incisivos nem caninos. A dentição, composta de 32 dentes, obedece à seguinte disposição: 6 incisivos; 2 caninos; 12 pré-molares. O número de dedos de cada pé reduz-se a 2.

Habitat

Os giraffidae vivem exclusivamente na África, ao sul do Saara e a família compreende dois gêneros. Giraffa camelopardalis e Okapia, cada um com uma única espécie: a girafa e o ocapi, respectivamente.

As girafas vivem nas savanas cobertas de árvores e de moitas. As vezes podem ser encontradas nas montanhas, mas geralmente a planície é seu habitat predileto. Já o ocapi é um animal que vive nas florestas da região constituída pela Republica do Congo, localizada na África Central.

Espécies de giraffidae

Esse gênero é composto por apenas dois representantes vivos:

Ambos apresentam as características principais do gênero, entretanto, guardam diferenças entre si. Ambos são animais exclusivamente africanos. As girafas habitam diversas regiões entre a Núbia e a Angola, ao passo que os ocapis vivem somente no Congo.

Alimentação

Tanto a girafa quanto o ocapi são animais predominantemente herbívoros. Alimentam-se da pouca pastagem disponível em seu habitat natural, assim como pequenos arbustos e frutas. Por conta de sua altura privilegiada, tem a vantagem de procurar folhas e frutas nas árvores mais altas da região, aumentando assim suas opções de alimento em uma região tão inóspita.

Gostou desse resumo? Aprenda mais sobre a girafa e o ocapi!