Fossa (Animal) | Curiosidades Sobre o Felino de Madagascar | Resumo

O fossa (Cryptoprocta ferox) é um belo animal que merece um lugar à parte entre os viverrídeos. Sua dentição e suas garras retráteis aproximam-no dos Felídeos. Mas a grande bolsa glandular, situada na região anal, evidencia suas relações de parentesco com os Viverrídeos. Seu nome, cuja pronúncia deveria ser “fucha”, traduz o som produzido pelo animal quando está assustado ou irritado.

Características do fossa

O fossa pode atingir um comprimento total de 1,70 m, pertencendo metade à cauda. Os machos pesam em média 7 quilos – já as fêmeas, podem chegar a uma média de 6 quilos.Devido aos membros muito curtos lembra, na forma do corpo, o jaguarundi. A pelagem, curta e fina, parece raspada na cabeça e nas patas.



A coloração geral, amarelo-arruivada, é mais escura na região dorsal. As longas vibrissas (ou bigodes) são brancas ou negras. Os olhos, de um amarelo-esverdeado, lembram os do gato-caseiro, com pupilas verticais.

Sua cabeça possui um formato que remete a uma mistura entre um gato caseiro e um mangusto, sendo alongada na região do focinho.

Fossa, Animal Felino de Madagascar

O fossa é um animal natural de Madagáscar. É o maior carnívoro da ilha e, por isso, famoso e temido, o que parece pouco justificado. Vive solitário nas florestas mais espessas e só é social durante a época da reprodução, quando podem ser encontrados grupos de quatro, seis ou oito indivíduos. Estes mostram-se sempre agressivos quando alguém tenta aproximar-se deles.

fossa-madagascar



Os malgaxes afirmam que o animal pode apagar o fogo espalhando as brasas com suas unhas. Dizem também que, sempre que quer devorar galinhas, espalha em redor dos galinheiros um odor tão infecto que as aves morrem. Trata-se, evidentemente, de lendas destituídas de fundamento.

Curiosidades sobre o fossa

Os fossas são exímios escaladores de árvores, utilizando suas garras para subir com velocidade e destreza. Conseguem saltar de uma árvore à outra, graças a suas articulações bastante flexíveis e adaptadas. Sua longa cauda funciona como uma espécie de estabilizador, ajudando em seu equilíbrio e precisão.

fossa-escalando-uma-árvore

Graças a estas atribuições, é capaz de caçar animais que costumam viver no alto das árvores, como os lêmures – animais abundantes em Madagascar e refeição favorita da fossa.

Período de reprodução do felino

O fossa é um animal que atinge sua idade de reprodução aos quatro anos de idade. Quando o macho está no cio, começa a uivar pela região afim de atrair a fêmea, que sempre é disputada. Quando está prestes a parir, a fêmea procura um local protegido, como a fenda de uma árvore ou rocha, e constrói seu ninho.

Após dar a luz a seus filhotes, cuida dos mesmos por cerca de 5 meses, período no qual são totalmente dependentes e, por isso, permanecem no ninho até terem condições de sobrevivência.

Alimentação do fossa – animal onívoro

Esse pequeno animal tem o costume de assaltar galinheiros e não hesita em matar leitões e outros animais domésticos.

Cryptoprocta-ferox

Suas presas favoritas, entretanto, são os Lemurianos, que surpreende e degola no alto das árvores onde eles dormem durante o dia. O fossa é um animal onívoro, alimentando-se de quase tudo que esteja disponível, desde anfíbios até javalis ou animais maiores.

Conheça a Fossa, animal felino de Madagascar

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse artigo? Compartilhe!