Escorpião Amarelo – Tudo sobre o animal venenoso – Filhote

escorpião-amarelo

A seguir apresentaremos tudo sobre o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), um dos mais venenosos aracnídeos que existem. Conheça sua anatomia completa e saiba como agir em caso de picada.

Características do escorpião amarelo

O corpo do escorpião amarelo apresenta seus anexos (pernas, garras e cauda) na cor amarela/âmbar, sendo que o resto do corpo possui uma coloração parda e até preta. Pode atingir em média de 5 a 10 centímetros de comprimento, tendo seu corpo dividindo em cefalotórax e abdome. Visto pela face dorsal, o cefalotórax apresenta-se recoberto pelo escudo ou carapaça dorsal.



A boca é uma pequena abertura, situada na extremidade anterior do prossoma ou cefalotórax. Situados dorsalmente, aparecem 8 olhos, sendo: dois maiores e medianos; seis laterais dispostos em dois grupos de três, nas margens anteriores da carapaça.

Apêndices de prossoma

Os apêndices do prossoma são os seguintes:

  • Um par de quelíceras, formadas por três artículos e terminadas em pinça (também conhecido como “quela”);
  • Um par de pedipalpos, constituídos por 6 artículos, o basal alargado com superfície granulosa de função mastigadora e a extremidade formando uma poderosa pinça, para apreensão de alimento;
  • Quatro pares de patas ambulatórias com 7 artículos (coxa, trocanter, fêmur, tíbia, tarso e metatarso) terminadas em duas garras.

Anatomia do escorpião amarelo

O abdome do escorpião amarelo, ou opistossoma divide-se em:

  • Cefalotórax, ou promomo;
  • Pré-abdome, ou mesossoma;
  • Pós-abdome ou metassoma.

escorpião-características



O cefalotórax é a região que reúne o agrupamento dos anexos do escorpião amarelo, como os olhos, pernas, quelíceras e os pedipalpos;

O pré-abdome é grosso, dorso-ventralmente achatado e dividido em sete segmentos bem delimitados. No primeiro anel encontra-se a abertura genital, recoberta pelo opérculo ou placa genital. No segundo segmento observamos um par de pentes ou pectens, apêndices providos de numerosos (19 a 23) dentes e exercendo funções tácteis.

Nos cincos segmentos seguintes, exceto o último, abrem-se os quatro pares de estigmas (um para cada segmento) por onde penetra o ar para a respiração. O metassoma ou pós-abdome, vulgarmente chamado cauda, é cilíndrico e consta de cinco segmentos e um telso, que se apresenta com um aguilhão, para inocular o veneno do escorpião amarelo, produzido em glândula interna.

Estrutura interna

O tubo digestivo do escorpião amarelo estende-se desde a boca até o ânus, apresenta-se como um tubo retilíneo constituído por faringe, esôfago, estômago curto e intestino, que desemboca em ânus situado entre o último segmento abdominal e o telso.



anatomia

No esôfago desembocam glândulas salivares e no pré-abdome encontra-se um volumoso e multiobado fígado. A excreção é feita por tubos de Malpighi, um ou dois pares, desembocando no intestino na altura dos últimos segmentos do pré-abdome. Para a respiração existem no pré-abdome quatro pares de filotraqueias ou “pulmões”, idênticos àqueles encontrados nas aranhas.

O coração do escorpião amarelo está encerrado no seio pericárdico, ocupando os sete primeiros segmentos abdominais e apresentando de cada lado oito ostiolos. Há uma aorta anterior, uma posterior e uma série de artérias laterais pares. A circulação se processa de maneira já estudada nas aranhas.

Sistema nervoso

No sistema nervoso do escorpião amarelo encontramos um gânglio cerebróide bilobado, situado dorsalmente acima do esófago: um colar periesofágico, um gânglio subesofágico e uma cadeia ganglionar ventral que se estende até o telso, sempre com um gânglio para cada segmento. Como órgãos sensoriais aparecem olhos simples, pectens e cerdas sensoriais localizadas nos pedipalpos e nas patas.

Escorpião amarelo é venenoso?

Para o homem, a picada de um escorpião amarelo é extremamente dolorosa, produz inflamação local, convulsões, desmaios, febre, vômitos e paralisia, especialmente na língua. As picadas são mais perigosas no verão do que no inverno e chegam a ser fatais para as crianças e pessoas idosas. É a espécie de escorpião mais perigosa que existe no Brasil, pois é o que injeta a maior quantidade de veneno por picada.

escorpião-amarelo-é-venenoso

O veneno do escorpião amarelo, assim como o de todas as espécies, possui propriedades neuro tóxicas, em outras palavras: ataca o sistema nervoso do indivíduo que foi picado. Dessa forma, o veneno ataca o bulbo (região do encéfalo), podendo comprometer a respiração e os batimentos cardíacos da vítima.

O que fazer em caso de picada

Mas, apesar de potente, seu veneno pode ser neutralizado. No caso de algum incidente envolvendo esse pequeno animal, a vítima deve ser levada imediatamente a um hospital, para que possa ser tratado adequadamente. O antídoto é o soro anti-escorpiônico.

Comportamento

O escorpião amarelo, assim como as demais espécies de escorpiões, são animais de clima tropical e de hábitos noturnos. São carnívoros atacando aranhas e insetos. Fixando a vítima pelos pedipalpos, ele recurva o pós-abdome, inoculando o veneno.

Distribuição geográfica do escorpião amarelo

O escorpião amarelo é uma espécie muito bem distribuída pelo Brasil. Muito encontrado na região Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, adapta-se facilmente a ambientes urbanizados, sendo um animal bastante resistente.

Reprodução

Os sexos do escorpião amarelo são separados, existindo dimorfismo sexual. A fêmea apresenta o pós-abdome mais longo, as pinças mais largas e maior número de dentes.

Os testículos e os ovários dispõem-se no pré-abdome, abaixo da glândula hepática, apresentando-se como tubos longitudinais ligados por butros transversais, desembocando em poro genital no primeiro segmento do abdome. A fecundação é interna e o desenvolvimento direto.

Escorpião amarelo filhote

escorpião-amarelo-filhote

O período de gestação desses aracnídeos pode durar cerca de três meses, podendo cada ninhada gerar cerca de 20 pequenos filhotes. Quando nasce, o escorpião amarelo filhote fixa-se a sua mãe pela parte superior do dorso, permanecendo ali por algumas semanas. Após realizarem a primeira troca de pele, desconectam-se de sua progenitora e partem para uma vida independente.

Troca de pele

Assim como as demais espécies desse aracnídeo, o escorpião amarelo também realizada troca de pele. Esse processo é chamado de ecdise. Quando atingem a idade apta para a reprodução, o animal para de crescer, atingindo seu tamanho máximo. A partir daí as mudanças de pele não ocorrem mais.

Escorpião amarelo: animal venenoso

Continue aprendendo com CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou de aprender sobre mais esse animal? Compartilhe!