Curiosidades da Cutia | Alimentação do Animal Silvestre | Resumo

curiosidades-da-cutia

A cutia (Dasyprocfa aguti) é um pequeno roedor de hábitos diurnos. Nesse artigo você irá aprender curiosidades da cutia, a alimentação e características desse gracioso animal silvestre em um resumo completo.

Características da cutia

A cutia possui uma pelagem espessa, lisa e aderente, de coloração bruno-olivácea, que passa ao amarelo-dourado na região posterior do corpo. A garupa é vermelho-amarelada e os pelos são mais alongados. Quando o animal se assusta, estes pelos ficam eretos.

Uma certa variação individual na cor do dorso, cuja tonalidade assume diferentes reflexos de acordo com a incidência da luz, fez com que várias espécies fossem descritas e posteriormente invalidada. A garganta é nua. Os machos adultos medem de 50 a 60 cm de comprimento. A cauda é vestigial e não passa de 1,5 cm.

Habitat natural do animal silvestre

Esta espécie ocorre em toda a região amazônica e, no Brasil, vai até os estados do Sul. É encontrada em abundância, especialmente nas matas. As citas são encontradas nas florestas, nos capoeirões e até mesmo nas capoeiras, costumando sair à tardinha. Buscam abrigo nos troncos ocos, nas anfractuosidades dos barrancos ou em tocas abandonadas, sendo que em geral os indivíduos se mantêm isolados.

cutia-animal-silvestre

Passam as horas do dia no esconderijo, mas não é raro ver esse animal em plena luz, nos lugares onde não é perseguido. Em seu habitat natural, prefere sair em busca de alimento no crepúsculo. Se o tempo está firme, passa toda a noite caminhando ao longo dos carreiros que se irradiam do abrigo e que podem prolongar-se por uma centena de metros.

Alimentação da cutia

A cutia é um animal predominantemente herbívoro. Sua dieta inclui frutos e sementes, especialmente de palmeiras, bem como gramíneas e raízes. Também costuma alimentar-se do capim proveniente de seu habitat.

Curiosidades da cutia

O olfato é o sentido mais desenvolvido. A audição é também apurada, ao passo que a visão e o paladar são rudimentares. A cutia é bastante prolífica. As fêmeas dão à luz ninhadas de dois a três filhotes, após um período de gestação de 104 dias. As cutias são animais facilmente domesticáveis. Costuma viver uma média de 15 anos de vida.

Continue aprendendo com CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou de aprender sobre as curiosidades da cutia? Compartilhe!