Coala – Curiosidades e características do marsupial – Resumo

coalas

O coala parece um pequeno urso de pelúcia. Nesse artigo você aprenderá sobre esse marsupial, suas características e curiosidades em um resumo completo.

Características

O coala tem um corpo atarracado desprovido de cauda, uma cabeça maciça e um focinho considerável, bolsas nas bochechas e grandes orelhas peludas. Os pés, preênseis no pleno sentido do termo, têm 5 dedos.



Os dois primeiros dedos das patas anteriores opõem-se aos 3 outros, enquanto nos membros posteriores o dedo II liga-se ao dedo III por uma membrana, sendo apenas o hálux oponível e desprovido de unha. Os outros dedos, armados de unhas aceradas, longas e recurvas, tornam-se muito úteis ao coala para grimpar nas árvores.

Os incisivos superiores mostram-se muito desiguais, os caninos minúsculos e os molares providos de tubérculos. O coala mede de 60 a 85 cm de comprimento. Seu aspecto singular deve-se sobretudo à sua cabeça grande, seus olhos vivos e seu focinho largo e arredondado.

O pelo, muito longo, quase frisado, cerrado e, ao mesmo tempo, macio, fino e lanoso, tem na parte superior do corpo a cor cinza e no ventre numa tonalidade branco amarelada.

Comportamento dos coalas

Este marsupial vive nos eucaliptos sobre os quais se desloca com uma lentidão que lhe valeu o nome de “preguiça-australiana”.



caracteristicas-e-curiosidades-do-coala

Se, por acaso, a falta de alimento o obriga a descer, caminha lentamente, com uma indolência incrível. Semi-noturno, passa as horas mais quentes da tarde adormecido na folhagem.

Alimentação

Quando cai a tarde, começa o seu repasto de folhas novas e brotos de eucaliptos, que ele come segurando firmemente os ramos com as patas anteriores e tirando as folhas com os incisivos. Esta alimentação, exclusivamente composta (ou quase) de eucalipto, acaba dando ao animal o odor característico da planta.

Curiosidades dos coalas

Entretanto, curiosamente, algumas espécies de eucalipto são mortais para ele, devido aos alcalóides que contêm. Entretanto ele sabe perfeitamente distingui-las e só se pode encontrá-lo em meio a umas 10 espécies não-tóxicas de eucalipto.

O coala, geralmente plácido e inofensivo, vive só ou em pequenos grupos. Quando esfaimado ou quando um inimigo o provoca, contenta-se em grunhir e tomar uru aspecto ameaçador, sem, entretanto, usar as garras ou morder.

Reprodução do coala

O macho adulto cerca-se normalmente de um pequeno número de fêmeas, que são ciumentamente por ele vigiadas. A época da reprodução ocorre em setembro e outubro e a gestação dura de 25 a 30 dias, após o que a fêmea dá à luz 1 filhote, que pesa de 5 a 6 g. Este fica 6 meses na bolsa marsupial e quase mais 6 meses.

Gostou desse resumo sobre as características e curiosidades dos coalas? Compartilhe!