Bovídeos – Habitat, características, resumo – Tudo sobre bovídeos

bovídeos

Os bovídeos, que constituem a primeira família da subordem dos ruminantes, são Artiodáctilos cujo aspecto varia entre dois tipos extremos representados pelos touros e pelos cabritos. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre os mesmos em um resumo completo.

Habitat dos bovídeos

Ocorrem em todas as partes do mundo – com exceção da Austrália e da América do Sul, onde só se encontram espécies domésticas importadas pelo homem – em todas as latitudes e em todos os meios, dos desertos às florestas virgens e das planícies brejosas às geleiras das montanhas.

Anatomia

Como todos os Ruminantes, os Bovídeos não têm incisivos nem caninos no maxilar superior. Embora o dedo 1, que corresponde ao polegar ou hálux, não exista, os dedos 2 e 5 são sempre encontrados, se bem que possam ser mais ou menos reduzidos. Os Bovídeos apresentam 2 pares de mamas, sendo que um deles nem sempre é funcional.

Os cornos, que constituem a característica mais marcante, são permanentes, isto é, duram a vida toda do animal. São formados por protuberâncias cónicas do osso frontal, chamadas pivôs, e por estojos córneos que recobrem essas protuberâncias como uma bainha e que crescem progressivamente pela adjunção de anéis que se formam na base do estojo, no ponto de contato deste com a pele.

Esta estrutura peculiar dos cornos, muito diferente da galhada ou aspas dos Cervídeos, faz com que os Bovídeos sejam às vezes designados pelo termo genérico de Cavicórneos. Os cornos encontram-se em geral (não sempre) nos dois sexos, sendo comumente mais desenvolvidos no macho.

Comportamento

Alguns Bovídeos constituem haréns, enquanto que outros parecem ser monógamos. Mas quase todos são gregários, formando rebanhos numerosos, por vezes mais consideráveis que os de todos os outros mamíferos, à exceção dos roedores, que vivem em colônias.

Reprodução

A duração da gestação entre os Bovídeos varia de 4 a 11 meses, sendo as ninhadas de 1 a 3 filhotes, número que pode ser ultrapassado nas espécies domésticas. Os filhotes nascem bem desenvolvidos e, ao fim de algumas horas ou no máximo, de alguns dias, são capazes de seguir os pais em seus deslocamentos pelos mais escarpados terrenos.

Em muitas espécies o crescimento dura vários anos, mas a maturidade sexual é bastante precoce. Os Bovídeos de pequeno talhe, em particular, são fecundos desde a idade de 1 ou 2 anos, o que explica o rápido crescimento que muitas vezes se observa entre os rebanhos.

Classificação de bovídeos

A família dos Bovídeos divide-se em 6 subfamilias:

  • Ovinos;
  • Caprinos;
  • Antilopinos;
  • Hipotraginos;
  • Cefalofínos;
  • Bovinos.

No conjunto, há cerca de 50 gêneros e 120 espécies de bovídeos. A sistemática moderna – de que são reflexo nossos quadros sinópticos, em especial o da ordem dos artiodáctilos classifica os Ovinos e os Caprinos, outrora mencionados como carneiros e cabras, na mesma subfamília – a dos Caprinos.

Gostou desse resumo? Compartilhe!