Boi Zebu indiano | Fotos do Boi Zebuíno | Gado Zebu | Resumo

boi-zebu

O boi zebu indiano (Bos indicus), também conhecido como boi zebuíno ou gado zebu, é um bovino doméstico dos países quentes, muito espalhado em todas as regiões tropicais e subtropicais da África e da Asia. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre o boi zebu, seu significado na cultura indiana e características em um resumo completo.

Características do boi zebuíno

Muito próximo do boi-doméstico, o boi zebuíno distingue-se deste principalmente pela giba de gordura que lhe orna o garrote e que faz que o chamem comumente boi-de-giba.

Esta giba, mais curta nas espécies africanas, é mais alongada nas asiáticas. Como se torna mole quando o gado está mal nutrido pode supor-se que constitua uma reserva alimentar. O zebu, menor que o boi-domestico e cuja papada é muito considerável, tem cabeça alongada e fronte estreita.

boi-zebuíno-fotos

As orelhas desse ruminante mostram-se desenvolvidas e mais ou menos pendentes. Os cornos, mais aproximados na base do que no boi-doméstico, apresentam formas e dimensões muito variadas, sendo por vezes até inexistentes.

Também a cor da pelagem desse gado está longe de ser uniforme. Muito clara nas raças de gado indianas, revela-se escura nas raças africanas, que podem mesmo ser francamente negras ou malhadas.O peso médio de um boi zebu varia entre 1000 e 1500 kg, tendo uma média de vida entre 15 e 20 anos de idade.

Reprodução do boi zebu

De junho a agosto, durante a época do cio, os boi zebu tomam a procurar-se e a manada apresenta um máximo de coesão. Assinalemos que o boi zebu, por ser meio selvagem, mostra-se menos ativo que um touro doméstico, dado que a exaltação da atividade sexual está ligada à domesticação.

O boi zebuíno é polígamo, levando-se em conta que os casais têm duração apenas transitória (alguns dias). Os machos jovens são expulsos da manada, mas não se distanciam muito dela e chegam às vezes a cruzar quando o macho dominante se encontra em repouso. A exibição sexual ou ritual da corne expressa-se nos bois e nas vacas por uma atitude característica que se constata também em outros representantes do gênero Bos.

gado-zebu

Os dois parceiros postam-se lado a lado, pés com cabeça, isto é, a cabeça do macho voltada para a cauda da fêmea e vice-versa. Esta postura pode durar várias horas e é exigida pela vaca antes de qualquer cruzamento. Outra atitude característica, muito frequente no período do cio do gado zebu: cabeça abaixada, chifres horizontais, o gado escava o solo com seu casco esboçando um movimento de recuo.

Período de gestação do gado zebu

O boi zebu macho está apto para reprodução a partir dos 15 ou 20 meses de idade; para a fêmea, a idade varia entre 18 e 30 meses. A gestação dura cerca de 280 a 300 dias, sendo raros os nascimentos gemelares.

O recém-nascido pesa de 35 a 45 quilos, sendo aleitado pela mãe durante 3 a 6 meses e atingindo seu pleno desenvolvimento antes dos 3 anos de idade. O tempo de vida médio varia entre 15 e 20 anos de idade.

Curiosidades do boi zebu

Criado por seu leite, sua carne e seu couro, o boi zebu indiano é igualmente um excelente animal, mais vivo e mais enérgico que o boi. Sua sobriedade e rusticidade permitem que se acomode tão bem nas regiões secas e áridas quanto nos climas quentes e úmidos. Sua qualidade principal é a resistência aos parasitos e às epizootias de que é transmissor.

Em outras regiões, na América do Sul e no Texas, por exemplo, o boi zebuíno é utilizado apenas como reprodutor para a obtenção de híbridos em cruzamento com vacas domésticas. Esses híbridos são mais resistentes ao calor e aos parasitos que os bois-domésticos e seu rendimento em leite e carne é de modo geral superior ao do zebu.

Significado do boi zebu na Índia

significado-boi-zebu

Na Índia, o significado do boi zebu indiano é considerado como sagrado e passeia livremente nas ruas das cidades e das aldeias. Ninguém lhe faz mal algum: os hindus recolhem piedosamente seu excremento, mas o respeito com que o cercam não vai a ponto de alimentá-lo.

 

Fotos de boi zebu / zebuíno

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse resumo sobre o boi zebu / zebuíno? Compartilhe!