Bicho preguiça – Curiosidades e características do animal – Resumo

bicho-preguiça-curiosodades-e-caractarísticas

A segunda família da ordem dos Desdentados é a dos Bradipodídeos, ou bicho preguiça. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre esse animal desdentado, características e curiosidades em um resumo completo.

Características do bicho preguiça

A família dos bradipodídeos é constituída por animais arborícolas, que tem por característica serem muito lentos e muito peludos, cujos membros anteriores se mostram maiores do que os posteriores e cujos dedos, soldados em quase todo o seu comprimento, são providos de garras muito poderosas em forma de foice.

Em algumas espécies o pescoço é relativamente longo e comporta maior número de vértebras que qualquer outro mamífero, o que lhe dá enorme facilidade de movimentos. A cabeça, curta, redonda, dotada de pequena boca, olhos minúsculos e orelhas inteiramente escondidas por seus pelos, pode fazer uma rotação de 270°.

A cauda apresenta características rudimentares. O bicho preguiça exibe por vezes reflexos esverdeados em sua pelagem, em virtude das pequenas algas que aderem e parasitam ao longo dos pelos.

Curiosidades do bicho preguiça

Como curiosidade, os animais desta família vivem agarrados aos galhos das árvores e s excepcionalmente descem ao solo. E extraordinária a lentidão de seus movimentos, sobretudo quando estes são comparados com os dos demais mamíferos tropicais que vivem em árvores e que são extremamente rápidos.

Esta falta de atividade é explicada pelo metabolismo, que é muito baixo devido à redução das glândulas que o comandam: a tireoide e as supra-renais. Além disso, a temperatura interna do corpo é muito instável e apresenta uma oscilação de mais de 10°, em função da temperatura exterior.

bicho-preguiça-curiosidades

Quando esta desce, o bicho preguiça é tomado por uma espécie de torpor letárgico. E por esse motivo que estes animais ocorrem somente numa região da América do Sul em que as variações de temperatura são as mais baixas.

Curiosamente, seu ritmo respiratório mostra-se igual mente reduzido, podendo o animal ficar muito tempo sem respirar, resistindo a imersões prolongadas que seriam fatais a outros mamíferos. A digestão é igualmente muito lenta e a expulsão dos dejetos é feita em intervalos muito espaçados.

Anatomia

Embora pertençam à ordem dos desdentados, como curiosidade o bicho preguiça tem dentes que, entretanto, são pouco desenvolvidos e cujo número, em geral, não vai além de 18: 10 no maxilar superior e 8 no maxilar inferior.

Todo bicho preguiça possui 3 dedos nos membros posteriores, número que, nos membros anteriores, é variável e determina dois gêneros – Bradypus, ou preguiças de 3 dedos, e Choloepus, ou preguiças de 2 dedos -, encontrados na América do Sul.

Gostou desse artigo sobre as curiosidades e características do bicho preguiça? Compartilhe!