Baleia Cachalote – Mamíferos marinhos – Características e resumo

baleia-cachalote

A baleia cachalote é uma das maiores espécies de baleia encontradas no oceano. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre esse grande mamífero marinho em um resumo completo.

Características

A baleia cachalote (Physeter catodon), por seu aspecto o mais singular , não tem o tamanho dos grandes balenópteros, pois os machos medem de 15 a 18 m de comprimento e as fêmeas de 10 a 11, podendo, porém, alguns espécimes atingir e mesmo ultrapassar 20 m.

A cabeça, enorme, parece truncada e termina verticalmente e sendo tão larga como o corpo. Confunde-se com ele, sem solução de continuidade. Sobre o dorso, a pequena distância da cauda, encontram-se numerosas protuberâncias, mas o animal não possui verdadeira nadadeira dorsal.

Anatomia da baleia cachalote

As nadadeiras peitorais, que medem 2 m de comprimento por 1 m de largura, têm, na parte superior, 5 sulcos longitudinais correspondentes aos dedos, enquanto a nadadeira caudal, com 4,5 m e bordas denteadas nos indivíduos jovens e lisas nos adultos, não apresentam qualquer entalhe profundo.

mamífero-marinho-nadando-com-sua-cria

A venta da baleia cachalote constitui uma fuseira em forma de S, com 20 a 30 cm de comprimento, colocada sobre a borda anterior do focinho, no alto da cabeça, um pouco à esquerda da linha mediana, e seu sopro é dirigido obliquamente. Os pequenos olhos se encontram acima da articulação da boca e as orelhas ficam situadas sob os olhos.

O maxilar superior, mais largo e maior que a mandíbula (maxilar inferior) recobre-o completamente quando a boca se fecha. Essa mandíbula apresenta de 16 a 30 dentes cônicos de cada lado, ao contrário do maxilar superior, que não os possui. A estrutura do crânio é muito característica.

O espermacete

A parte frontal forma uma grande cavidade, limitada embaixo por uma camada fibrosa e cheia de uma substância oleosa contida em uma bolsa gigantesca: o espermacete.

espermacete

Esta substância era muito apreciada outrora pelos fabricantes, que precisavam de uma substância graxa de finura e qualidades excepcionais na perfumaria e farmácia principalmente.

Uma baleia cachalote adulto pode fornecer até 1.000 kg de espermacete. A pele brilhante, nua, perfeitamente lisa mostra-se negra em toda a parte superior do corpo e mais clara no ventre. Encontram-se baleias cachalotes em todos os mares do globo.

Comportamento da baleia cachalote

São animais gregários e os machos reúnem comumente um número considerável de fêmeas. A semelhança do que ocorre com certos herbívoros, o patriarca expulsa do rebanho os machos jovens, que viajam sozinhos, sujeitos às desventuras devidas à inexperiência, inclusive encalhamento.

Observa-se, às vezes, o encalhamento coletivo que parece devido a uma interpretação errônea dos sinais de colocação, talvez por causa da natureza do fundo marinho, às vezes muito irregular.

Curiosidades da baleia cachalote

A baleia cachalote tem uma densidade menor que os outros cetáceos e flutua quando morto. Para mergulhar ele vira para o fundo, com a cabeça para frente. Desce em vertical, às vezes, a profundidades consideráveis. Os bandos de Cefalópodes, em particular os calamares-gigantes, constituem sua alimentação preferida.

cachalote-pulando-fora-d´agua

Eles vivem entre 300 e 360 m de profundidade, mas sabe-se que o baleia cachalote pode mergulhar 1.000 m de profundidade e até mais. O mergulho pode durar mais de uma hora, o que requer extraordinária adaptação. Parece que a hemoglobina fixa nele maior – quantidade de oxigênio do que nos outros mamíferos e que ele acumula nos músculos, utilizando-a nesses mergulhos prolongados.

A gestação leva de 12 a 16 meses e geralmente nasce 1 filhote, medindo cerca de 5 metros. A fêmea alimenta-o durante 6 meses pelo menos. Ao que parece, os machos podem viver 32 anos e as fêmeas 22. Além do espermacete, a baleia cachalote fornece uma substância de grande valor: o âmbar cinzento.

Trata-se de uma concreção elaborada no intestino, em volta de um corpo duro não digerível, que serve de suporte. Tem o aspecto da cera, com um odor almiscarado, e possui a propriedade de fixar os perfumes, o que o faz ser utilizado desde a Antiguidade. Uma baleia cachalote pode fornecer até 450 kg. É uma mistura de colesterol, ácidos graxos e ácido benzóico e o seu valor é calculado pela cor.

Gostou desse artigo sobre a baleia cachalote? Compartilhe!