Baleia azul – O maior mamífero do mundo – Maior animal do mundo

A baleia azul é o maior mamífero do mundo. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre esse enorme cetáceo em um resumo completo.

O maior mamífero do mundo

A baleia-azul (Sibbaldus museulus) é, além do maior mamífero, o maior animal do mundo. Mede de 20 a 30 metros de comprimento e alguns espécimes podem atingir 33 metros, com nadadeiras peitorais de 4 metros. Pesam em média cerca de 130 toneladas.

Características da baleia azul

Sua cor dominante é um azul-ardósia, escuro, entremeado de branco no peito, ventre e parte inferior das nadadeiras. A pele apresenta uma centena de sulcos profundos na parte inferior do corpo, até sua metade anterior. A nadadeira dorsal, situada no último quarto posterior do corpo, mostra-se muito pequena. Seu corpo é longo e robusto na região da cabeça, afunilando-se suavemente em direção à cauda.

A baleia azul apresenta movimentos lentos mas, apesar de ser o maior mamífero do mundo, é capaz de desenvolver uma velocidade de até 50 km/h em situações específicas, como em época de reprodução ou para fugir de determinada situação. Sua velocidade de cruzeiro é de cerca de 20 km/h em média.

Oceano – habitat do maior animal do mundo

A baleia-azul é o maior animal do mundo, encontrada especialmente no Antártico. No inverno ela migra para o norte até as costas africanas no Atlântico e Pacífico, chegando às costas do Brasil na altura de Santos, São Paulo.

Alimentação da baleia azul

A baleia azul alimenta-se de pequenos animais invertebrados conhecidos como krill, além de crustáceos e demais frutos do mar. Pode comer cerca de quase 4 toneladas de alimento por dia, o que pode ser considerado cerca de mais de 1 milhão e meio de quilocalorias por dia.

baleia-azul-o-maior-mamífero-do-mundo

Para que possam se alimentar, as baleias descem a até 100 metros de profundidade. Por se o maior mamífero do mundo, sua boca é enorme, ocasionalmente acaba por se alimentar de peixes e outros animais marinhos.

Reprodução

A baleia azul é um mamífero marinho que costuma nadar sozinho, ou em alguns casos, podem ser vistas viajando com um parceiro. Não é um animal que costuma viver em grupos.

A gestação dura de 10 a 11 meses e o baleote, geralmente único, muito grande e bem desenvolvido, mede 7 m de comprimento, nada, mama e mergulha desde o primeiro dia.

Curiosidades sobre a baleia azul

Ao contrário da baleia-franca, a baleia-azul é um animal extremamente rápido. Sua velocidade normal atinge de 10 a 12 nós e pode ir além de 15, quando perseguida. Em via de extinção, do ano de 1900 até hoje calcula-se que cerca de 330.000 baleias-azuis foram destruídas, e o número de sobreviventes, em torno de 1.000, é provavelmente insuficiente para recuperar a espécie que representa o maior mamífero do mundo, pouco prolífica, em razão dos problemas de consanguinidade.

Gostou desse artigo sobre o maior animal do mundo? Compartilhe!