Antropoides | Quem foram | Características | Resumo

antropoides

Não se pode olhar para um gorila, um chimpanzé ou um orangotango sem que nos chamem a atenção certas atitudes e expressões humanas. De fato, suas afinidades genéticas ou de parentesco com o homem são grandes.

O que são antropoides?

Antropoides são uma subdivisão da classe dos macacos. O termo significa: “semelhante ao Homem”, isso porque macacos antropoides, que não têm rabo, são os animais mais semelhantes ao ser humano.

Características dos antropoides

Os antropoides são os membros de duas das três famílias da superfamília dos Hominoideos. Suas espécies caracterizam-se por:

  • Tamanho grande e notável desenvolvimento torácico (exceto nos gibões).
  •  Membros anteriores mais longos que os posteriores; polegar e grande artelho oponíveis; na locomoção quadrúpede, os dedos das mãos se dobram e o apoio é na superfície dorsal ou volar.
  • 32 dentes, caninos grandes; fórmula dentária: incisivos, 2/2; caninos, 1/1; pré-molares, 2/2; molares, 3/3.
  •  Face nua, orelhas nuas e arredondadas.
  • Ausência de cauda.

Habitat dos antropoides

Os antropoides habitam regiões florestadas. São diurnos e gregários, vivendo em grupos numerosos.

Alimentação

Os antropoides alimentam-se de frutos e folhas, – às vezes de pequenos animais e ovos. Sua área de distribuição geográfica estende-se da África equatorial e ocidental ao sudeste asiático, incluindo o arquipélago Malaio.

antropoides

Espécies de antropoides

Muitas espécies fósseis têm sido descobertas, elucidando, pouco a pouco, as diferentes etapas da evolução do homem. Os achados são considerados como sendo de restos humanos quando associados com artefatos manufaturados, e de macacos antropoides, na sua falta.

As espécies recentes são grupadas em duas famílias: dos Pongídeos e dos Hilobatídeos, os quais, aliás, a maioria dos autores modernos inclui nos Pongídeos. Os Pongídeos são os nossos parentes mais próximos.

Também são os de maior porte, caracterizados por um volume craniano e cerebral elevado em relação à massa corporal. A família compreende três gêneros: Gorila, Pan e Pongo, cada qual com uma única espécie: o gorila, o chimpanzé e o orangotango, respectivamente.

Conheça as espécies de antropoides

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS