Alpaca (Animal) | Curiosidades | Diferenças Para a Lhama | Resumo

alpaca-animal

A alpaca (Lama pacos) é considerada, como o lhama, uma forma doméstica do guanaco. Nesse artigo você conhecerá tudo sobre o animal em um resumo completo.

Características da alpaca

Menor que o lhama, a alpaca se aproxima do carneiro pela forma do corpo, embora seu pescoço seja muito maior e sua cabeça mais elegante. O tosão, que é extremamente macio e muito longo, atinge em certas panes do corpo, nos flancos por exemplo, de 10 a 12 cm. Apresentando-se no mais das vezes de cor uniforme branco, marrom ou negro, o animal pode ser igualmente malhado.

Seu tamanho no garrote não vai além de 90 cm, mostrando-se as orelhas mais curtas que as do lhama. Grande produtora de lã, a alpaca desempenha em determinados países da América do Sul o papel representado pelo carneiro em algumas regiões da Europa.

Habitat da alpaca

Existem no Peru e na Bolívia mais de 2 milhões de alpacas, e em menor número na Argentina. Ao contrário do lhama, a alpaca sente-se bem nas regiões úmidas, onde a vegetação é rica em sumo. Também podem ser vistos na cordilheira dos Andes no Equador, Peru e Chile, sendo encontrado igualmente na Patagônia e na Terra do Fogo.

alpaca

Sua difusão diminuiu muito em todas as regiões habitadas pelo homem. As alpacas vivem em sociedade, em pequenos bandos, compostos de 4 a 10 fêmeas e conduzidos por um só macho.

Passa o ano inteiro nos altos platôs, em grandes rebanhos, só sendo reconduzida ao estábulo para a tosa. Em sua área de ocorrência goza da mesma reputação de cabeçuda e obstinada que, em outras regiões, é atribuída ao asno.

Os índios afirmam que, quando uma alpaca é separada do rebanho, ela se deita no chão, de onde nem pancadas nem carícias a fazem levantar-se. A lã deste animal, era outrora consagrada à tecelagem das roupas vestidas pelos nobres incas.

Comportamento da alpaca

Como todos os animais do gênero Lama, os diversos membros do bando têm o curioso hábito de depositar seus excrementos sempre no mesmo local, formando assim um grande monte que só é abandonado quando atinge determinado tamanho. Os índios recolhem o esterco dessecado e utilizam no como combustível.

Os movimentos das alpacas são rápidos e vivos. Já na montanha não acontece o mesmo, pois a alpaca, excelente garimpeiro, corre nos aclives mais escarpados e nas vertentes mais agudas com uma segurança de pés que nada fica a dever à da camurça.

curiosidades

Para repousar este animal abaixa-se sobre os joelhos, deita-se sobre o peito e as patas, rumina enquanto dormita e levanta-se como um camelo;

Em estado selvagem, a alpaca é um animal prudente ao extremo. Está sempre atento a tudo que se passa à sua volta e, por viver em terreno descoberto, tem um campo de observação muito extenso, fugindo ao menor sinal de perigo.

Reprodução

O período de reprodução ocorre entre agosto e setembro; os machos entregam-se então a combates ferozes. Os rivais atiram-se uns contra os outros com violência, soltando gritos medonhos; mordendo-se e atirando coices um no outro, perseguem-se e cada qual tenta precipitar o adversário nas ravinas.

A gestação leva de 10 a 11 meses, e, de dois em dois anos a fêmea dá à luz um só filhote perfeitamente conformado, coberto de pelos, que vem ao mundo com os olhos abertos e que cabriola desde o primeiro dia. A mãe aleita-o. durante 2 ou 3 meses e cuida dele com muita ternura.

filhote-de-alpaca

Se se trata de um macho, ele é afastado do bando ao atingir a idade adulta. A duração de vida deste animal é de cerca de 20 anos.

Diferenças entre a alpaca e a lhama

Assim como a alpaca, a lhama também é encontrada em países andinos. A principal diferença entre a alpaca e lhama está em seu tamanho: enquanto a primeira pode chegar a medir entre 0,90 e 1,30 m, com peso variando entre 50 e 90 kg, a segunda pode chegar a uma média entre 1,40 a 2,30 m.

Além disso, os dois animais se diferem por sua pelagem. Enquanto a alpaca apresenta pelos mais leves e de coloração variada, as lhamas possuem pelagem mais grossa e rústica.

Alpaca – Características do animal

Continue aprendendo sobre CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse resumo sobre a alpaca? Compartilhe!