A importância dos Animais para o planeta terra e sociedade – Resumo

importancia-dos-animais

Muitas pessoas amam os animais pois acham eles curiosos e “fofinhos”, mas existe uma grande importância dos animais para o planeta terra. Nesse resumo você entenderá qual sua importância para o mundo e para a sociedade.

Resumo: importância dos Animais para o planeta terra

Os animais cumprem um papel muito importante para o equilíbrio do planeta terra.

Os animais polinizam flores, facilitam a disseminação dos indivíduos e a dispersão das espécies vegetais, preparam sementes para germinarem, e impedem o adensamento excessivo das plantas.

A importância dos animais para o planeta terra se dá em outros inúmeros aspectos. O mundo dos animais é o nosso mundo, porque nenhum ser vive isolado. Os carnívoros dependem dos herbívoros, e estes, das plantas verdes, que, pela função dorofiliana (ou fotossíntese), sintetizam compostos orgânicos a partir dos elementos minerais resultantes da decomposição dos organismos mortos. Sem a cobertura vegetal a Terra seria estéril e a atmosfera carregada de gás carbônico.

Bactérias, vermes, insetos, répteis, mamíferos fertilizam e oxigenam o solo. Da água das chuvas que não se evapora, uma parte penetra por entre as partículas de terra e é absorvida pelas raízes dos vegetais, que, por sua vez, protegem a camada superficial e impedem seu desgaste e esterilização pelas enxurradas; o restante alcança o lençol freático, subterrâneo, e vai alimentar os rios e os lagos. As comunidades humanas utilizam esta água, captada e tratada, e transformam a vegetação natural em pastagens e culturas.

A importância de preservar a vida animal

A teia da vida é complexa e envolve o equilíbrio instável de uma multidão de organismos distintos, que competem, cooperam, se ajudam, se destroem, se devoram, se sucedem no tempo, se alternam no espaço, se transformam, e que há um e meio bilhão de anos evoluem lado alado, adaptando-se, acomodando-se, tornando-se indispensáveis uns aos outros, e inexoravelmente transformando, pouco a pouco, o ambiente físico, que, por sua vez, condiciona sua existência. –

Nos últimos cem anos o homem adquiriu o poder de modificar a face da Terra e de alterar profundamente os padrões de distribuição geográfica dos animais e das plantas. Agora que a natureza, a fauna e a flora silvestre sofrem os efeitos dos excessos da civilização tecnológica, que a poluição ameaça esterilizar as águas continentais e oceânicas e que numerosas espécies estão em processo de extinção, a humanidade começa a tomar consciência da necessidade e obrigação de salvar o que ainda for possível.

Entendeu a importância dos Animais para o planeta terra e sociedade? Então compartilhe esse resumo com seus amigos!