Pepino do Mar – Anatomia e características do equinodermo

pepino-do-mar-características

A seguir, apresentaremos o Pepino do Mar, uma curiosa espécie de animal marinho. Conheça suas características, anatomia e habitat em um resumo completo.

Características do pepino do mar

O pepino do mar é um animal de simetria bilateral, de corpo vermiforme ou então cilíndrico e achatado. A boca, situada numa das extremidades do corpo, é rodeada por tentáculos, simples ou ramificados; o ânus situa-se na extremidade oposta.



equinodermos

A face ventral é geralmente achatada e chamada trívio, por conter três zonas ambulacrárias. Os pés ambulacrários diferem nas duas faces. Os do trivio, possuem ventosas e são transformadas em papilas ambulacrárias.

Anatomia

O corpo do pepino do mar é recoberto por um tegumento espesso e coriáceo apresentando pequenos corpúsculos calcários denominados escleritos. Como vemos, o esqueleto é bastante reduzido, uma coroa perifaríngea composta por cinco lâminas radiais e cinco interradiais, todas reunidas entre si.

anatomia-do-pepino-do-mar
Anatomia de um pepino do mar

Com a redução do esqueleto calcário, a parede corpórea apresenta maior flexibilidade, auxiliando a locomoção. O tegumento de um pepino do mar associa-se com a musculatura, formando o tubo dermo muscular, semelhante ao dos vermes. Na musculatura encontramos duas capas: longitudinal e circular.



Sistema digestivo do pepino do mar

O tubo digestivo do pepino do mar, com diâmetro mais ou menos uniforme, atinge comprimento três ou quatro vezes superior ao do corpo, estando enrolado e suspenso por mesentério. Distinguem-se: faringe musculosa, curto esófago, estômago ovoide, longo intestino enrolado e desembocando em cloaca.

Formações características são os hidro pulmões ou árvores respiratórias, órgãos arborescentes que partem da cloaca aspirando e expulsando água, funcionam como órgãos respiratórios.

Órgãos de Cuvier – Defesa

Em algumas espécies existem, ao lado dos órgãos arborescentes, os órgãos de Cuvier, tubos curtos, considerados órgãos de defesa.

órgão-de-Cuvier

Quando as holotúrias se excitam, expulsam a parte terminal do intestino, junto com os órgãos de Cuvier, que em contato com a água se transformam em filamentos longos e pegajosos, que representam um meio de defesa. As estruturas perdidas são prontamente regeneradas.

Sistema ambulacrário

O sistema ambulacrário do pepino do mar consta de um conduto circular, situado logo atrás do anel calcário. Do canal anular partem cinco canais radiais e uma grande vesícula de Poli. Saliente-se que os tentáculos que envolvem a boca são pés ambulacrários modificados.

O sistema ambulacrário não se comunica com o meio externo, desde que o canal de areia ou canal pétreo termina no celoma. O sistema de lacunas sanguíneas é altamente diferenciado. O sistema nervoso consiste essencialmente num anel perifaríngeo e em cinco nervos radiados.

Reprodução do pepino do mar

São animais unissexuados. Os órgãos genitais não evidenciam a disposição pentâmera dos demais equinodermos, consistindo num tubo ramificado, em posição interradial. A gônada se continua por um gonoduto que desemboca dorsalmente no polo oral. A forma larvária é a auriculária.

Habitat

O pepino do mar é um animal bentônico, vivendo semi-enterrado na areia, perto das rochas à beira-mar. Muitas vezes fixam-se nas rochas através das ventosas dos pés ambulacrários. Existem poucas espécies pelágicas (Felagoturia natatrix) e apresentam adaptações a tal forma de vida, com redução do corpo e grande desenvolvimento dos tentáculos.

 

Continue aprendendo com CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou de aprender sobre as características desse curioso equinodermo? Compartilhe!