Lírio do Mar – Características do equinodermo | Crinóides

lírio-do-mar

Os lírios do mar, também conhecidos por crinóides, são equinodermos tipicamente fixos. A seguir, um resumo sobre as características e anatomia desse animal marinho.

Características do lírio do mar

O corpo de um lírio do mar é constituído por um disco central caliciforme, cinco braços ramificados e um pedúnculo segmentado. O cálice é recoberto por placas simétricas e apresenta no polo aboral o pedúnculo fixador, formado por uma série de placas discoides ou pentagonais, perfuradas por um canal central.



Cirros, dispostos em círculos, circundam às vezes o pedúnculo. Da face oral partem cinco braços que se bifurcam, formando, portanto, dez ramos delgados, tendo cada um numerosas expansões laterais, as pínulas, ordenadas como as barbas de uma pena. Boca e ânus aparecem na face oral; o primeiro muitas vezes na extremidade de uma expansão cônica, o tubo anal.

lírios-do-mar

Os braços do lírio do mar são percorridos por sulcos ambulacrários, revestidos por epitélio ciliado, que, mediante uma corrente líquida, conduzem os organismos planctônicos (alimentos) para a abertura bucal.

Anatomia do lírio do mar

O tubo digestivo do lírio do mar executa uma volta, consequência do estado fixo, ficando boca e ânus no polo oral. Consta de um esôfago, um amplo estômago provido de divertículos e dois cecos hepáticos; segue-se um intestino, que dá uma ou duas voltas helicoidais e termina em ânus, situado na área peristomática.



O sistema ambulacrário, desprovido de placa madrepórica, apresenta o canal anular e os condutos radiais que se dirigem aos braços. Os pés ambulaerários não possuem ventosas e servem como elementos tácteis, respiratórios e excretores. O sistema nervoso do lírio do mar apresenta a estrutura típica do phylum.

Reprodução e biologia

Unissexuados com as gônadas situadas na pínulas. A forma larvária é a doliolária. Os Crinóides apresentam grande poder de regeneração. Distinguem-se lírios do mar fixos e livres. Mas também os últimos passam por uma fase fixa e pedunculada chamada pentacrinus. As formas livres, encontradas nas rochas à beira-mar, também são denominadas aranhas do mar.

 

Continue aprendendo com CIÊNCIAS RESUMOS

Gostou desse resumo sobre o lírio do mar? Compartilhe!